Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Israel

Homem destrói estátuas romanas em museu de Israel e é preso

O turista americano de 40 anos foi preso na última quinta-feira, 5

Redação Publicado em 06/10/2023, às 15h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Local do ocorrido - Reprodução/Museu de Israel
Local do ocorrido - Reprodução/Museu de Israel

Na última quinta-feira, 5, um turista americano de 40 anos foi preso após ser apontado como suspeito de destruir estátuas em Jerusalém, no Museu de Israel. A ação, segundo ele, foi motivada pelo fato das imagens poderem ofender sua sensibilidade religiosa. Após a ação intencional, que danificou muitas esculturas, a polícia local foi acionada.

As fotos divulgadas pelas autoridades mostram a ala de arqueologia do museu com duas esculturas quebradas em vários pedaços, além de terem sido derrubadas de seus pedestais. Além disso, uma das peças quebradas aparentava ser de uma cabeça de Atenas do século II d.C., que foi descoberta em Tel Naharon, perto de Beit She'an, no ano de 1978. 

Dentre as peças, havia ainda uma estátua de um grifo segurando uma roda do destino, descoberta em 1957 no norte do Negev e datada de 210 – 211 d.C., que representa o deus romano Nêmesis, segundo repercutiu o portal de notícias do UOL com informações do jornal The Times of Israel.

Conforme o museu, as peças eram “antigas estátuas romanas datadas do século 2 d.C. (Depois de Cristo)”, e eram os objetos originais. Vale destacar que o homem foi detido até a polícia chegar por um segurança do museu. 

Outros detalhes 

Após o ocorrido, o turista americano foi interrogado pela polícia, cuja intenção é solicitar ao juiz a negação da fiança. Todas peças danificadas foram encaminhadas para uma restauração profissional no laboratório de conservação do museu.