Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Bactéria que devora carne faz vítimas ao se espalhar pelo mar dos EUA

Bactéria carnívora mata um em cada cinco infectados e se espalha mais conforme a temperatura aumenta

Redação Publicado em 12/04/2023, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ampliada da bactéria Vibrio vulnificus - Domínio Público/CDC/James Gathany/Creative Commons
Imagem ampliada da bactéria Vibrio vulnificus - Domínio Público/CDC/James Gathany/Creative Commons

O verão norte-americano se aproxima, e com o período vem as férias, grandes lançamentos de filmes e, pelo jeito, também a bactéria Vibrio vulnificus, conhecida como "carnívora", que está se espalhando em grande velocidade pela costa leste dos Estados Unidos.

Com as temperaturas aumentando, a bactéria vem se infiltrando em praias populares dos EUA, como reportou o portal de notícias UOL, já que ela é encontrada em águas rasas e quentes.Vibrio vulnificus pode infectar uma picada de inseto ou um corte aberto durante o contato da área machucada com o mar.

Ela é chamada de carnívora porque ataca os tecidos moles. Alguns dos primeiros sintomas que aparecem são manchas e bolhas na pele e diarreia. A bactéria se espalha rapidamente, e pode ser fatal se não for tratada de maneira rápida e eficiente.

Novos casos

O estado da Flórida, nos Estados Unidos, registrou 65 casos de infecção com Vibrio vulnificus em 2022, número próximo ao dobro do comum em anos anteriores. Segundo informações do jornal Mirror, em três décadas a média de infecções passou de 10 para 80. 

Especialistas afirmam que o aumento de infecções se dá por causa do aquecimento dos oceanos devido às mudanças climáticas. Entre 1988 e 2016, as mortes nos EUA por causa dessa bactéria que devora carne chegaram a 159 pessoas, com 1100 infectados no total. Esses dados vêm de uma pesquisa publicada na revista Scientific Report

Uma das únicas formas de prevenir a infecção é evitando a água quente do mar. Quando alguém é infectado, o tratamento envolve uso de antibióticos e remoção da pele morta pela bactéria.