Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bactéria

Mulher perde metade do rosto e quase morre depois de contrair bactéria

A mulher, que vive no Reino Unido, contraiu bactéria após acidente doméstico

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 14/03/2023, às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotos da mulher que perdeu parte do rosto - Divulgação /  Facebook/ Donna Marie Corden
Fotos da mulher que perdeu parte do rosto - Divulgação / Facebook/ Donna Marie Corden

Donna Corden, uma mulher britânica de 51 anos de idade, teve metade do rosto removido após contrair uma bactéria. Segundo ela, tudo começou com um pequeno corte na cabeça, adquirido ao escorregar e bater a cabeça no forno em 2017.

Era minúsculo, provavelmente um corte de 1 centímetro", disse a inglesa em entrevista ao tabloide Daily Star.

No dia seguinte, Corden notou que sua face começou a inchar, e bolhas pretas haviam surgido ao redor de seu olho. Infelizmente, a situação só piorou, de modo que a filha da britânica, Jayde, de 31 anos, ligou para os serviços de emergência.

Ao chegar no hospital, os médicos a diagnosticaram com fasciíte necrosante, uma infecção bacteriana bastante grave e rara caracterizada pela destruição rápida e progressiva do tecido debaixo da pele. Segundo informações do UOL, a infecção estava corroendo o rosto de Donna e quase chegando em seu cérebro.

De acordo com a fonte, a entrada da bactéria no organismo pode ocorrer por meio de lesões ou fissuras na pele, sendo que, geralmente, o corpo consegue combater as toxinas liberadas. No entanto, indivíduos com diabete, obesidade, doenças vasculares, idosos ou que usam drogas imunossupressoras são mais propensos a desenvolver a doença.

Cirurgia

Donna relatou à imprensa britânica que a cirurgia que salvou sua vida exigiu a remoção de metade de seu rosto, sendo que os cirurgiões trabalharam contra o tempo para evitar a necrose da pele. Desde então, ela passou por mais de 15 cirurgias, incluindo um procedimento de enxerto de pele da coxa para o rosto que durou 11 horas.

Eu fiz uma cirurgia que salvou minha vida. Eles literalmente tiveram que remover metade do meu rosto. Estavam trabalhando contra o relógio lá", contou.

Agora, a mulher aguarda um outro procedimento para levantar a boca e uma tatuagem para combinar a cor do enxerto com sua pele facial.

Encontro inesperado

Apesar das dificuldades causadas pela doença, foi por causa dela que Donna reencontrou uma pessoa do passado e que pode ser o amor da sua vida: James Olsen, um homem que conheceu ainda na pré-escola e com quem se reconectou após o problema de saúde.

"Ele viu o que tinha acontecido no Facebook e entrou em contato comigo. Foi apenas uma mensagem dizendo: 'Acabei de ver o que aconteceu com você, me avise se você estiver livre para conversar, espero que esteja bem'", contou a mulher. Donna e James iniciaram um relacionamento e estão juntos até hoje. Eles planejam se casar em julho do próximo ano.