Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Baleia Jubarte

Baleia de 11 metros de comprimento é encontra morta em litoral paulista

Baleia Jubarte foi encontrada com lesões nas nadadeiras

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/06/2022, às 19h52

Baleia Jubarte - Divulgação/Instituto Gremar
Baleia Jubarte - Divulgação/Instituto Gremar

Uma baleia jubarte de 11 metros foi encontrada morta em praia de Riviera de São Lourenço, em Bertioga, SP, nessa quinta-feira, 2. O exame de necrópsia foi realizado na praia.

A baleia macho foi encontrada por moradores e turistas. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) acionou o Instituto Gremar que levou biólogos e técnicos até o local. Segundo o Instituto Gremar, a baleia estava no mar e foi levada até a faixa de areia por uma equipe de bombeiros que removeu a carcaça. 

Divulgação/ Instituto Gremar

Após isolarem o local para facilitar o processo de análise, o corpo de bombeiros teria identificado um petrecho próximo à nadeira, onde também havia uma marca de lesão , o que teria causado sua morte. As informações são do G1.

A espécie jubarte

Especialistas da Gremar, em entrevista à Band, a baleia era jovem e estaria realizando uma de suas primeiras imigrações. A baleia jubarte, de nome científico Megaptera novaeangliae, é caracerizada por altamente migratória e por percorrer longas distâncias.

A espécie pode atingir até 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. De nadadeiras geralmente brancas, possuem a coloração quase negra e por isso são facilmente identificadas. Sua calda é única para cada indíviduo e possui a face interior de coloração branca e preta.