Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Banksy

Banksy: Entrevista de 2003 pode ter revelado a identidade do artista

O grafiteiro britânico, conhecido por seu anonimato, é alvo de investigações e especulações acerca de sua verdadeira identidade

Redação Publicado em 21/11/2023, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das obras de Banksy, em Belém - Licença Crative Commons via Wikimedia Commons
Uma das obras de Banksy, em Belém - Licença Crative Commons via Wikimedia Commons

Há décadas, jornalistas, amantes de arte e até mesmo cientistas especulam sobre a verdadeira identidade do grafiteiro britânico conhecido como Banksy. Porém, é possível que ele tenha revelado seu nome em uma entrevista realizada pela BBC em 2003, recentemente divulgada pelo jornal. 

Há 20 anos, quando o misterioso artista de rua esteve no programa ‘PM’ da rádio BBC 4, o entrevistador Nigel Wrench, naquela época repórter de arte da rede estatal de notícias, questionou se o grafiteiro “fica feliz” com o nome utilizado pelo jornal britânico The Independent, ao que Bansky responde que “Sim”.

“É Robert Banks?” continuou o jornalista na entrevista de 2003, e Banksy respondeu: “É Robbie. “Robbie. OK. Robbie”, confirma o entrevistador, conforme repercutido pelo jornal O Globo.

Quem é Banksy?

Também em 2003, Banksy realizou sua primeira exposição, batizada de Turf War, em Dalton, na Inglaterra. Essa mostra, que durou três dias, ajudou a lançar o mistério acerca da identidade do grafiteiro, pois o endereço do evento foi divulgado um dia antes de sua abertura. Nesta mesma conversa com a BBC, ele mostrou desinteresse pela esfera da arte moderna. 

Não gosto muito do mundo da arte, dessa coisa de ‘arte britânica. Não sei... não é algo que me interesse mesmo. Gosto mais da arte escolhida pelas pessoas do que milionário julgando você e dizendo às pessoas se é ‘arte’ ou não.”, explicou o artista. 

A verdadeira identidade de Banksy tem sido especulada há décadas, com dois nomes entre os mais cotados. O primeiro éRobin Gunningham, 53 anos, nascido em Bristol, na Inglaterra. Ele foi considerado o homem por trás dos famosos grafites pela primeira vez em 2004, graças a uma reportagem do jornal “Mail On Sunday”, que teria obtido fotografias dele na Jamaica. 

Esse mesmo nome ressurgiu em 2016, quando estudantes da universidade inglesa Queen Mary utilizaram um método de investigação policial conhecido como “geographic profiling”, (“perfilamento geográfico”, em tradução livre), para confirmar o nome Robin Gunningham

Especulações

Contudo, outro nome é tido como o responsável pelas obras de arte, o músicoRobert Del Naja, membro da banda Massive Attack. Em um episódio do podcast ‘Scroobius Pip’, o DJ e produtor musical, Goldie, teria deixado escapar este nome ao comentar sobre a monetização do grafite. 

Me dê uma bubble letter (tipo de letra, em geral, desprezada pelos artistas contemporâneos), coloque em uma camiseta, escreva 'Banksy', e estamos feitos. Podemos vender (...). Sem ofensa a Robert, o acho um artista brilhante, que virou o mundo da arte de cabeça para baixo", afirmou Goldie.

Segundo a mídia britânica, com o apoio de uma investigação realizada pelo jornalista Craig Williams, essa fala confirma uma teoria popular na internet de que Banksy não é uma pessoa, e sim, um grupo de indivíduos, liderados por Del Naja, que negou a autoria pelos grafites: “Uma boa história, mas infelizmente não é verdadeira”.

Ele (Banksy) é um amigo, foi a alguns dos shows (do Massive Attack). É só uma questão de logística e coincidência", esclareceu Del Naja, comentando o trabalho investigativo de Williams.