Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Barbie

Barbie: Após polêmica, Filipinas permite exibição de longa com uma condição

Disputa geopolítica causou enorme polêmica envolvendo a exibição do filme no país

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 12/07/2023, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Barbie em que mostraria a 'linha dos nove pontos' - Reprodução
Cena de Barbie em que mostraria a 'linha dos nove pontos' - Reprodução

Após polêmica de censura envolvendo o filme da Barbie nas Filipinas, as autoridades locais permitiram a exibição do filme no país sob uma condição: desfocar as linhas em um desenho colorido de um mapa-múndi que supostamente mostrava as reivindicações da China sobre um disputado Mar da China Meridional.

Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, o longa dirigido por Greta Gerwig deve estrear no país do sudeste asiático em 19 de julho. A mesma polêmica envolvendo a 'linha dos nove pontos' causou a proibição do longa no Vietnã.

+ O que é a linha das nove raias? Mapa causou banimento do filme 'Barbie' no Vietnã

Depois de revisar o filme duas vezes e consultar oficiais de relações exteriores e especialistas jurídicos, o conselho de classificação e crítica de cinema e televisão do governo filipino permitiu sua exibição no país.

A proibição

Os censores filipinos começaram a estudar o banimento do filme na semana passada, após as primeiras reivindicações vietnamitas envolvendo a polêmica em torno da 'linha dos nove pontos'.

Segundo explicado pelo The Guardian, Pequim reivindica quase todo o Mar da China Meridional, apesar das reivindicações rivais de outros países do sudeste asiático, incluindo Filipinas, Malásia e Vietnã.

Entretanto, após um "meticuloso" debate em torno da questão, os censores filipinos se convenceram de que o "mapa de desenho animado" não representava a 'linha dos nove pontos'.

Em vez disso, o mapa retratava a rota da jornada fictícia de Barbie da Barbie Land ao 'mundo real', como parte integrante da história", disse o conselho de censura.

"Tenha certeza de que o conselho esgotou todos os recursos possíveis para chegar a esta decisão, pois não hesitamos no passado em sancionar cineastas/produtores/distribuidores por exibir a fictícia 'linha dos nove pontos' em seus materiais."

Em uma carta separada ao senador filipino Francis Tolentino, que criticou o filme por "violar os direitos dos pescadores filipinos", os censores disseram que pediram ao estúdio de Hollywood Warner Bros para "borrar" as controversas linhas do mapa.