Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Biden: não há indícios de que três últimos óvnis sejam chineses ou espiões

O presidente dos EUA afirmou que o Exército continua tentando recuperar os destroços e levantou a hipótese de objetos para fins privados

Redação Publicado em 16/02/2023, às 17h30 - Atualizado às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Biden falando nesta quinta-feira, 16, sobre os objetos voadores não identificados derrubados nos EUA - Drew Angerer / Getty Images
Joe Biden falando nesta quinta-feira, 16, sobre os objetos voadores não identificados derrubados nos EUA - Drew Angerer / Getty Images

Nesta quinta-feira, 16, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden afirmou não haver indícios de que os últimos três objetos voadores não identificados que apareceram em zona aérea dos EUA e foram derrubados sejam balões de espionagem chineses. As informações são do G1.

Nada no momento sugere que eles estivessem relacionados ao programa de balões espiões da China ou que fossem veículos de vigilância de qualquer outro país", afirmou o presidente Joe Biden.

Joe Biden, filiado ao Partido Democrata, disse que ainda não se sabe muito sobre os últimos três óvnis a aparecer no céu norte-americano, sem ter certeza sobre o que, realmente, eles são. O presidente citou a hipótese do porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, que havia afirmado na terça-feira, 14, que os óvnis eram provavelmente ligados a propósitos comerciais.

Recuperando os destroços

De acordo com Biden, muitas empresas têm objetos como esses, que operam em grandes altitudes e podem servir para que as empresas privadas façam pesquisas.

As forças armadas norte-americanas estão tentando recuperar os destroços dos objetos voadores, que estão em lugares de difícil acesso como o norte congelado dos EUA e o Lago Huron, na fronteira entre o país de Biden e o Canadá.

Biden disse que um dos motivos para eles terem identificado esses objetos voadores é que, após encontrarem o balão chinês de espionagem que apareceu no começo do mês de fevereiro, os radares de vigilância dos EUA foram reajustados para conseguir identificar objetos que se movem de maneira mais lenta pelo céu.

Sobre o balão chinês derrubado no dia 4 de fevereiro, Biden afirmou que conversaria com o presidente da China, Xi Jinping, sobre o assunto, mas que não iria pedir desculpas por derrubar o balão.

Óvnis?

Óvnis não são só espaçonaves alienígenas. O termo significa "objeto voador não identificado", e por isso tem aparecido tanto nas notícias e nos jornais dos últimos dias. Um óvni não precisa, necessariamente, ser uma nave espacial; pode ser um balão ou uma aeronave comum.