Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Bolo 'intacto' da Segunda Guerra é encontrado em cidade histórica alemã

Material carbonizado data de 1942, quando a Força Aérea Real Britânica bombardeou Lübeck

Isabela Barreiros Publicado em 26/10/2021, às 14h34 - Atualizado às 14h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O bolo descoberto na cidade de Lübeck, Alemanha - Divulgação/Hanseatic City of Lübeck
O bolo descoberto na cidade de Lübeck, Alemanha - Divulgação/Hanseatic City of Lübeck

Escavações na cidade histórica de Lübeck, na Alemanha, revelaram um bolo 'intacto' que remonta ao período da Segunda Guerra Mundial. A massa foi queimada pelo fogo de bombas incendiárias da Força Aérea Real Britânica, que bombardearam a região na noite de 28 de março de 1942.

Transformado em um “carvão crocante” em forma de bolo, o material possui recheio de nozes, detalhes nas decorações de cobertura de açúcar e, inclusive, uma embalagem de papel encerado que o envolvia. 

Dirk Rieger, chefe do Departamento de Arqueologia da Cidade Hanseática de Lübeck Autoridade de Proteção de Monumentos Históricos, explicou que as autoridades britânicas atacaram a região provavelmente pouco antes de o bolo ter sido desembrulhado.

Surpreendentemente, ele acabou sendo preservado, escapando de ser esmagado, como ressaltou o portal Live Science, e foi preservado ao ser queimado e carbonizado pelo fogo em meio aos destroços. 

“O subsolo é feito de argila, então a preservação da matéria orgânica é incrível”, disse Rieger. "Você cava cerca de 7 metros e está na década de 1100. Temos todas as características da atividade urbana e mercantil ao longo de oito ou nove séculos, o que é absolutamente único na forma como foi preservado."

O bolo foi descoberto junto a outros artefatos antigos, durante obras de infraestrutura feitas em um bairro da cidade. Foram recuperados pratos, facas, colheres e discos de vinil que contavam com a "Sonata ao Luar" de Beethoven, de acordo com um comunicado de representantes da Cidade Hanseática de Lübeck.