Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jair Bolsonaro

Bolsonaro posta vídeo com fake news sobre eleição e o apaga logo em seguida

Publicação dizia que o presidente Lula não teria sido eleito pelo povo, mas sim escolhido pelos ministros do STF e do TSE

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 11/01/2023, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Publicação feita por Jair Bolsonaro; à direita, o ex-presidente - Divulgação / Redes sociais / Getty Images
Publicação feita por Jair Bolsonaro; à direita, o ex-presidente - Divulgação / Redes sociais / Getty Images

O ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou em suas redes sociais um vídeo com conteúdo falso na noite de ontem, terça-feira, 10, e o apagou pouco depois.

A publicação dizia que Lula não teria sido eleito pelo povo, mas sim escolhido pelo serviço eleitoral junto a ministros do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com informações do portal de notícias UOL, a postagem continha um trecho de uma entrevista dada pelo procurador do estado do Mato Grosso do Sul Felipe Gimenez. No vídeo, ele, quem é apoiador declarado de Bolsonaro, afirma que não houve transparência na apuração das urnas eletrônicas e também que não é possível ver a contagem dos votos.

Além disso, o procurador questionou a credibilidade das urnas eletrônicas eleitorais ao dizer que o código fonte não pode ser verificado. Ele também defendeu a adoção do voto impresso nas próximas eleições.

Eleição legítima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito legitimamente com um total de 60.345.999 de votos (50,9% dos votos válidos), contra os 58.206.354 de seu adversário pelista (49,1%). É preciso destacar que asurnas eletrônicas são seguras e que nunca houve registro de fraude eleitoral desde que os votos passaram a ser computados de forma eletrônica, em 1996.