Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasileiro

Brasileiro é resgatado em alto-mar após naufrágio de veleiro

Segundo a Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul, o brasileiro foi resgatado no último dia 14, depois que o navio no qual ele se encontrava naufragou

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/03/2024, às 09h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasileiro e suíço foram resgatados em alto-mar - Divulgação/Samsa
Brasileiro e suíço foram resgatados em alto-mar - Divulgação/Samsa

Um brasileiro foi resgatado em alto-mar após o naufrágio de um veleiro a mais de 2 mil quilômetros da costa da África do Sul. Segundo as autoridades sul-africanas, o resgate ocorreu em 14 de março, embora os detalhes da operação tenham sido divulgados somente nesta terça-feira, 19.

O veleiro suíço Nina Pope, que media 16 metros de comprimento e cerca de 5 metros de largura, partiu do Rio de Janeiro e fez uma parada no território ultramarino britânico de Tristão da Cunha, no meio do Oceano Atlântico, em 12 de março. De acordo com o portal de notícias g1, a embarcação seguia em direção à Cidade do Cabo.

Por volta da meia-noite de 14 de março, porém, a Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul (Samsa) recebeu um alerta indicando que um grupo de marinheiros enfrentava problemas. Entre eles estavam um brasileiro, um suíço e um capitão alemão.

Antes do naufrágio, os dois primeiros conseguiram embarcar em um bote salva-vidas, mas o alemão não conseguiu alcançar o bote e afundou com o veleiro. Infelizmente, as autoridades confirmaram que ele não sobreviveu.

Dispositivos de emergência

A fonte explicou que o brasileiro e o suíço estavam equipados com dispositivos de emergência que continuaram enviando informações precisas de localização, facilitando o resgate.

Com base nessas informações, o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo da Cidade do Cabo enviou uma mensagem via rádio a um navio petroleiro que navegava pelo Oceano Atlântico, próximo ao local do naufrágio.

O resgate

Na tarde de 14 de março, o navio petroleiro avistou o bote salva-vidas com os dois sobreviventes e realizou o resgate. O mar estava agitado naquele momento, com ondas de até 8 metros e ventos de 74 km/h. O bote salva-vidas foi localizado a aproximadamente 2.400 km da Cidade do Cabo.

Os dois tripulantes foram resgatados em boas condições de saúde e levados até a Cidade do Cabo, desembarcando na África do Sul na segunda-feira (18). A autoridade sul-africana informou que o brasileiro está recebendo assistência da Embaixada do Brasil no país.