Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Brinquedos da Idade do Cobre: Artefatos de 5 mil anos seriam feitos por crianças

Estudo levantou hipótese para explicar placas de ardósia em formato de coruja

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/12/2022, às 16h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem comparando artefato milenar com desenho atual de coruja feito por criança - Divulgação/ Juan Negro
Montagem comparando artefato milenar com desenho atual de coruja feito por criança - Divulgação/ Juan Negro

Uma pesquisa publicada no Scientific Reports na quinta-feira passada, 1º, especula que interpretamos de forma errônea uma coleção de artefatos da Idade do Cobre desenterrados na Península Ibérica ao longo dos anos. 

Já foram encontradas cerca de 4 mil dessas peças: são feitas de ardósia, um tipo de rocha, esculpidas e desenhadas de forma a lembrar uma coruja.

No passado, os arqueólogos imaginaram que essas placas poderiam ser confeccionadas por artesãos e utilizadas com objetivos rituais, masJuan Negro e sua equipe acreditam que, na verdade, os artistas por trás desses objetos históricos sejam crianças. 

No estudo recente escrito por ele e outros pesquisadores, são apontadas semelhanças entre as placas de 5 mil anos e um grupo de ilustrações de corujas feitas por crianças atuais na faixa etária dos 4 aos 13 anos. 

Para fazer essa comparação, foram examinados os níveis de complexidade dos seis critérios principais que formam a aparência da ave: olhos, bico, formato do rosto, asas, a presença de tufos de penas e os padrões nos quais as penas aparecem. Os trabalhos das crianças mais velhas foram considerados mais próximos das representações feitas nos itens históricos. 

Assim, os autores teorizam que os artefatos tenham sido criados pelos pequenos para servirem como brinquedos ou amuletos. 

Montagem mostrando os orifícios das placas, e a foto de uma coruja-de-orelhas / Crédito: Divulgação/ Juan Negro e Divulgação/ Sasha Rösner/ Wikimedia Commons

Toques finais 

Adicionalmente, os itens costumam trazer dois buracos no topo da cabeça. Devido ao seu peso, é possível eliminar que os orifícios seriam destinados à passagem de um cordão.

Em vez disso, a pesquisa especula que as crianças da época colocaram tufos de penas nesses buracos, assim tornando sua criação mais parecida com a chamada coruja-de-orelha (de nome científico "asio otus"), que é uma espécie comum à região da Europa, onde as placas foram descobertas.

+ Para conferir o artigo científico na íntegra, clique aqui;