Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Brutalidade da Guerra do Paraguai é tema de episódio inédito de ‘Inconveniências Históricas’

Ailton Krenak, Mary del Priore e Lilia Schwarcz participam da série inédita de Belisario Franca, exclusiva do curta!

Redação Publicado em 06/04/2022, às 16h48 - Atualizado às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guerra do Paraguai é tema de episódio da série 'Inconveniências Históricas' - Divulgação
Guerra do Paraguai é tema de episódio da série 'Inconveniências Históricas' - Divulgação

Em “Guerra do Brasil”, episódio inédito da série “Inconveniências Históricas”, dirigida por Belisário Franca e Pedro Nóbrega, questiona-se o mito de que o Brasil é um país conciliador e cordial com os vizinhos da América do Sul e demais países do mundo.

O capítulo, que será lançado nesta sexta-feira, 8, conta um dos períodos mais sangrentos da nossa história: a Guerra do Paraguai ou “La Guerra Grande”, como chamam os paraguaios.

O conflito foi um divisor de águas para o Império brasileiro, então comandado por Dom Pedro II, e para o próprio exército, que cresce em tamanho e poder — e, anos depois, seria protagonista do golpe de estado que instaurou a República.

A guerra, que se prolongou por muito mais tempo que o previsto, provocou um massacre no Paraguai e muitas baixas no exército brasileiro, além de ter consumido as finanças imperiais.

Também escancarou os horrores da escravidão, pois homens escravizados foram obrigados a combater, substituindo uma elite que se dizia patriota.

Ainda que o conflito tenha sido iniciado pelo então presidente do Paraguai, Solano Lopez — que declarou guerra ao Brasil, à Argentina e ao Uruguai —, foi o Brasil que decidiu permanecer lutando mesmo diante de um Paraguai arrasado, com o objetivo de capturar Solano Lopez.

Duque de Caxias, que comandava as tropas, renunciou ao cargo quando percebeu que não havia mais sentido continuar. No lugar dele, assumiu o Conde D’Eu, genro do imperador, que comandou o exército brasileiro na covarde Batalha de Campo Grande: contra mulheres, adolescentes e crianças — os únicos que haviam sobrevivido após a população masculina adulta ter sido dizimada. Até hoje, o Paraguai comemora o Dia das Crianças em 16 de agosto, em homenagem às que foram mortas nesta ocasião.

“Inconveniências Históricas” é uma produção da Giros, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e, neste episódio, conta com a participação de especialistas como Vitor Izecksohn, Lilia Schwarcz e Sidney Chalhoub.

Após a estreia no canal, a série também estará em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, disponível no NOW – da NET / Claro – e no plano “Curta!On” do Tamanduá.TV.