Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crimes

Busca nos EUA por fugitivo brasileiro usa gravação da mãe pedindo rendição

Além da gravação da mãe, a operação também conta com centenas de policiais, drones, helicópteros e cães

Redação Publicado em 04/09/2023, às 17h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Danilo Cavalcante - Divulgação/Departamento de Polícia de Chester County
Danilo Cavalcante - Divulgação/Departamento de Polícia de Chester County

Esta segunda-feira, 4, marca o quinto dia de buscas nos Estados Unidos por Danilo Souza Cavalcante, um brasileiro que fugiu de uma prisão da Pensilvânia. A operação, que contempla centenas de policiais, drones, helicópteros e cães, visa encontrar o condenado a prisão perpétua — que foi condenado por ter assassinado sua ex-namorada, Deborah Evangelista Brandão, em abril de 2021.

Além de todos os recursos mencionados acima, as autoridades também contam um uma gravação em português da mãe de Danilo, onde ela pede que o filho se entregue. Segundo George Bivens, tenente-coronel da Polícia Estadual da Pensilvânia, o áudio com a voz da mãe do fugitivo é reproduzida por carros e helicópteros. 

Ela fez [a gravação] em espanhol. Na verdade, em português. Ela está sendo transmitida na tentativa de facilitar a sua rendição pacífica”, esclareceu Bivens durante uma entrevista coletiva. 

Conforme repercutido pela Folha de S. Paulo, Danilo é classificado como extremamente perigoso e, caso ele não se renda pacificamente, os policiais estão autorizados a usar força letal. Um pagamento de US$ 10 mil, aproximadamente R$ 49 mil, também está sendo oferecido em troca de pistas sobre sua localização. 

A busca

Mesmo tendo sido avistado quatro vezes na última semana, as autoridades enfrentam dois problemas para encontrá-lo. O primeiro é a presença de uma floresta densa na região, possibilitando esconderijos para o fugitivo. 

A segunda questão diz respeito a ausência de moradores no local. Por ser uma semana de feriado prolongado nos Estados Unidos, muitas residências se encontram vazias, também servindo de abrigo para Danilo. Atualmente, duas denúncias de invasão estão sendo analisadas. 

Sabemos que ele estará procurando uma maneira de sobreviver. Ele vai precisar de roupas. Ele vai precisar de comida. Está muito quente lá fora. Tenho certeza de que ele está procurando um abrigo melhor. Portanto, por muitas razões, estamos preocupados com onde ele pode se esconder", esclareceu o tenente-coronel durante a coletiva.