Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Calça

Calça jeans encontrada em naufrágio de 165 anos vai a leilão

Exemplar histórico de peça de roupa foi encontrado em navio naufragado do século 19

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 12/12/2022, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Calça do século 19 encontrada em naufrágio que foi leiloada - Divulgação/Holabird Western Americana Collections
Calça do século 19 encontrada em naufrágio que foi leiloada - Divulgação/Holabird Western Americana Collections

Em uma casa de leilões estadunidense, a Holabird Americana, no último dia 3 de dezembro, um item especial e raríssimo chamou bastante atenção, tendo sido vendido por US$ 114 mil, equivalente a cerca de R$ 595 mil, na cotação atual. O artefato em questão se trata de uma calça jeans encontrada em um naufrágio do século 19, ou seja, a peça possui 165 anos e talvez seja uma das calças jeans mais antigas existentes.

O leilão aconteceu no Nevada Convention Center, em Reno, Nevada, pela Holabird Western Americana Collections, de acordo com a Revista Galileu. Além da calça em questão, outros mais de 300 itens encontrados no navio naufragado — o S.S. Central America, conhecido como 'navio de ouro' — foram leiloados.

Calça encontrada em naufrágio e leiloada
Calça encontrada em naufrágio e leiloada / Crédito: Divulgação/Holabird Western Americana Collections

O 'navio de ouro'

O S.S. Central America foi uma embarcação a vapor que naufragou em 1857, durante o período histórico conhecido como 'a corrida do ouro' da Califórnia, nos Estados Unidos. A embarcação era responsável pelo transporte de pessoas ao país, após a descoberta do valioso minério na região.

Ao todo, o navio transportava toneladas de tesouros da corrida do ouro de São Francisco e do norte da Califórnia quando afundou, na costa da Carolina do Norte, de acordo com comunicado da Holabird Americana. O naufrágio, por sua vez, teria acontecido após um furacão atingir a embarcação, durante uma viagem do Panamá à Nova York.

Tesouros

Em meio aos destroços do S.S. Central America, a calça jeans é um dos itens que mais chama a atenção — ainda mais se considerando que ela é a peça de roupa mais velha do tipo —, sendo ela provavelmente utilizada durante os trabalhos pesados da corrida do ouro. Acredita-se que o exemplar seja até mesmo um dos primeiros pares de jeans da Levi Strauss & Company, em 1850.

Além da calça, porém, outras peças de roupa foram encontradas no naufrágio, tanto masculinas quanto femininas. O baú de um fornecedor de provisões marítimas, joias de ouro — como anéis, alfinetes e abotoaduras —, capas de relógios de bolso e uma rara medalha da Ordem de São Maurício e São Lázaro, a segunda ordem de cavalaria mais antiga do mundo, também foram encontrados.

Além deles, uma moeda de ouro, notas de um cofre, uma pistola de bolso de 1849, talheres, chaves, etiquetas de bagagem de passageiros, recibos de passagens, uma edição ilustrada de 1849 de 'O Conde de Monte Cristo', de Alexandre Dumas, um cinto de castidade e um kit de higiene feminina também foram descobertos.

"Esses artefatos incríveis nos dão um vislumbre da vida cotidiana dos passageiros e da tripulação na década de 1850", aponta Dwight Manley, sócio-gerente do California Gold Marketing Group e atual dono dos itens recuperados.

Recibo de passageiro encontrado entre os destroços do navio
Recibo de passageiro encontrado entre os destroços do navio / Crédito: Divulgação/Holabird Western Americana Collections