Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coroação

Contrariando Elizabeth II: Camilla Parker será rainha, não consorte, do Reino Unido

Apesar de desejo de Elizabeth II antes de morrer, Camilla Parker Bowles será coroada rainha do Reino Unido

Redação Publicado em 06/05/2023, às 07h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Camilla Parker Bowles, rainha do Reino Unido - Getty Images
Camilla Parker Bowles, rainha do Reino Unido - Getty Images

Acontece neste sábado, 6, a coroação oficial de Charles III como rei do Reino Unido, finalmente sucedendo sua mãe, Elizabeth II, no cargo de principal monarca do reinado. E apesar da morte relativamente recente da rainha responsável por um dos mandatos mais longos da história da Europa, um de seus últimos pedidos não deve ser atendido.

Conforme explica a Folha de S. Paulo, cerca de três meses antes de sua morte — que se deu no dia 8 de setembro de 2022 —, Elizabeth II expressou, em meio às comemorações de seu jubileu de platina, em homenagem aos seus 70 anos de reinado, que possuía um "desejo sincero" de que a esposa do sucessor ao trono, Camilla Parker Bowles, recebesse o título de rainha consorte. No entanto, o que acontecerá na prática é um pouco diferente.

Depois de Charles III receber, de maneira formal e oficial, a coroa na Abadia de Westminster, Camilla será então ungida com o óleo sagrado e receberá um anel e um cetro, antes de se sentar no trono ao lado do marido. Ou seja, em outras palavras, ela não será considerada rainha consorte — título dado à esposa do soberano, destacando sua ausência na linhagem real oficial —, e sim rainha do Reino Unido, oficialmente.

Essa tese se confirma pelo fato de que, embora o documento oficial da liturgia para a coroação referir-se à Camilla como consorte, os convites para o evento não a tratam dessa forma: "A coroação de suas Majestades, o rei Charles III e a rainha Camilla. Por ordem do rei, o conde marechal tem o prazer de convidar...", está escrito.

O rei Charles III e a rainha Camilla Parker
O rei Charles III e a rainha Camilla Parker / Crédito: Getty Images

Polêmico casamento

Em 1993, enquanto Charlesainda era casado com Diana, e Camilla com o militar Andrew Parker Bowles, foi vazada à tabloides ingleses uma polêmica conversa entre amantes entre os dois que serão coroados hoje. 

Todas as polêmicas em questão, sem mencionar a humilhação à Família Real, culminaram no divórcio entre Charles e Diana, princesa muito amada pelos súditos. Por isso, quando se casou com o sucessor do trono, Camilla não usou o mesmo título da ex de seu marido, 'princesa de Gales', e escolheu ser duquesa da Cornualha.

"Fui escrutinada por tanto tempo que você precisa encontrar uma maneira de viver com isso. Ninguém gosta de ser olhado o tempo todo e, você sabe, criticado... Mas acho que no final, eu meio que supero isso e sigo em frente", declarou Camilla anos depois.