Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tecnologia

Carros voadores realizam primeiros testes no céu de Nova York

As empresas Joby Aviation e Volocopter realizaram voos teste em Manhattan

Redação Publicado em 16/11/2023, às 16h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem dos carros voadores da Volocopter e da Joby Aviation, respectivamente - Reprodução/X/@volocopter/@jobyaviation
Imagem dos carros voadores da Volocopter e da Joby Aviation, respectivamente - Reprodução/X/@volocopter/@jobyaviation

Foi uma semana agitada no céu de Nova York. A cidade estadunidense recebeu dois voos teste de eVTOLs (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), conhecidos popularmente como “carros voadores”, a partir de um helicóptero na ilha de Manhattan. 

No domingo, 12, e na segunda-feira, 13, as empresas Joby Aviation e Volocopter, respectivamente, conduziram experimentos com suas aeronaves, acompanhadas do prefeito de Nova York, Eric Adams. Ambas fazem parte de uma série de companhias que estão na “corrida” para viabilizar este novo meio de transporte. 

Esta é uma visão nova e ousada sobre o que queremos alcançar como cidade. Sabemos como é importante reduzir também o ruído [das aeronaves] e, como acabei de aprender, até onde o ruído pode viajar", disse Adams, no domingo, 12.

Conforme repercutido pelo G1, veículos como estes não utilizam querosene, tal como helicópteros, assim reduzindo a geração de gases poluentes. Além disso, a presença de um motor elétrico significa que os voos são mais silenciosos. 

Pioneiras

A aeronave da Joby Aviation consegue transportar até cinco pessoas, incluindo o piloto, em uma velocidade máxima de 320 quilômetros por hora. Segundo o fundador, Joeben Bevir, “Um voo em Manhattan para o JFK [Aeroporto Internacional John F. Kennedy] pode levar apenas 7 minutos”. É importante notar que, em horários de pico, este trajeto pode durar até uma hora. 

A Joby Aviation, que planeja realizar seus primeiros passeios comerciais em 2025, já possui a aprovação do governo americano para conduzir voos teste e também firmou uma parceria com a Delta Airlines. Juntos, eles planejam oferecer um serviço de táxi aéreo em Nova York, utilizando os novos eVTOLs .

Já as aeronaves da Volocopter, conhecidas como conhecido como VoloCity, comportam apenas um passageiro e o piloto, e se locomovem a, no máximo, 110 quilômetros por hora. Em uma nota, a empresa diz aguardar a certificação para a realização de voos comercias nos Estados Unidos e na Europa.

Christian Bauer, CEO da Volocopter, afirmou que o evento desta última semana serviu para mostrar como os eVTOLs podem influenciar na qualidade de vida de pessoas que vivem em cidades como Nova York. “Estamos confiantes de que isso abrirá portas para operações comerciais em mais cidades dos EUA”, disse Bauer.