Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pandas

Após 23 anos em solo americano, família de pandas-gigantes retornam à China

Os animais foram despachados para a sua terra natal em caixas e aeronaves personalizadas

Redação Publicado em 08/11/2023, às 16h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da família de pandas sendo transportada ao aeroporto - Reprodução/Instagram/@smithsonianzoo
Imagem da família de pandas sendo transportada ao aeroporto - Reprodução/Instagram/@smithsonianzoo

Nesta quarta-feira, 8, após 23 anos em território americano, pandas-gigantes que moravam no Zoológico Nacional de Smithsonian, no estado de Washington, iniciaram sua jornada de volta à China. Mei Xiang e Tian Tian, assim como seu filhote, Xiao Qi Ji, irão retornar à terra natal após participarem de uma pesquisa sobre reprodução. 

Em 2000, o casal chegou ao zoológico graças a um acordo firmado pela Associação de Conservação e Vida Selvagem da China. Em um primeiro momento, Mei e Tian, de 25 e 26 anos, respectivamente, permaneceriam no país por dez anos, mas a data de retorno foi prorrogada várias vezes, até seu limite ser estipulado para o dia 7 de dezembro de 2023.

Conforme repercutido pelo portal O Globo, durante sua estadia na capital americana, Mei Xiang deu à luz a seis filhotes, sendo que três deles faleceram antes de atingir a idade adulta e os outros dois já retornaram à China. 

Programas de reprodução como este têm obtido sucesso ao longo dos anos, quando se trata da taxa de natalidade de espécies ameaçadas de extinção. Mas, é importante relembrar que, em 2017, a União Internacional para a Conservação da Natureza classificou os pandas como “vulneráveis”. Atualmente, apenas 1.864 pandas se encontram em estado selvagem, em sua maioria na província chinesa de Sichuan.

A viagem

Na manhã desta quarta-feira, cada um dos animais recebeu seu café da manhã e então embarcaram em uma caixa de transporte personalizada, à qual eles foram se acostumando ao longo das últimas semanas. 

Uma vez carregadas em caminhões da FedEx, eles partiram do zoológico para o Aeroporto Internacional de Dulles, onde embarcaram em um voo de 19 horas até Chengdu, na China, após realizar uma breve parada em Anchorage, no Alasca. 

À medida que Tian Tian, ​​Mei Xiang e Xiao Qi Ji partem para sua nova casa na China, eles deixam um tremendo legado em Washington. É emocionante e gratificante que pessoas de todo o mundo tenham seguido estes pandas, partilhado as nossas alegrias e torcido pelo nosso sucesso. À medida que este capítulo do nosso programa do panda-gigante termina, continuamos comprometidos com a conservação desta espécie e esperamos continuar a colaboração com os nossos colegas chineses, disse Brandie Smith, diretora do Instituto de Biologia e Conservação do Zoológico Nacional.

A equipe do instituto liderado por Smith irá monitorar os animais durante o trajeto, além de alimentá-los com 220 quilos de bambu, oito de biscoitos folhosos, seis de maçãs, cinco de biscoitos com baixo teor de amido e cinco de cenouras.