Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nova York

O prédio que surgiu como atração em Nova York, mas acabou fechado por um duro fato

Prédio foi construído em 2019 na região revitalizada de Manhattan, em Nova York

Redação Publicado em 28/02/2023, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espiral de escadas do prédio The Vessel, em Manhattan, Nova York - Getty Images
Espiral de escadas do prédio The Vessel, em Manhattan, Nova York - Getty Images

Uma espiral de escadas em forma de favo de mel, construída pelo estúdio de arquitetura Heatherwick Studio com o objetivo de atrair turistas para a região moderna de Manhattan, em Nova York, Estados Unidos, chamou atenção internacional após quatro casos de suicídio no local. 

Inaugurada em março de 2019, a estrutura de 45 metros de altura, chamada 'The Vessel', é revestida por barreiras de vidro e parte central do complexo de atrações Hudson Yards no Far West Side, região revitalizada de Manhattan. Um ano depois de sua inauguração, o primeiro caso de suicídio aconteceu quando um jovem de 19 anos saltou da estrutura.

Posteriormente, no dia 21 de dezembro de 2020, uma mulher de 24 anos também se suicidou no The Vessel, assim como um homem de 21 anos. Depois de um período fechado para reestruturação, outro episódio ocorreu em 29 de julho de 2021, de acordo com informações divulgadas pela polícia americana, quando um menino de 14 anos pulou do oitavo andar do ponto turístico. 

Interior do prédio 'The Vessel', em Nova York. Foto: GettyImages

Pronunciamento 

Conforme noticiado pelo jornal The New York Times, um funcionário do Heatherwick Studio declarou que a empresa estudava há algum tempo soluções para aumentar a barreira de segurança do local após os casos de suicídios. 

Em comunicado, eles classificaram as ocorrências como “perturbadoras” e acrescentaram que estavam “explorando várias ideias para melhorar a segurança, sendo exigidos testes mais rigorosos em termos de engenharia e instalação”. 

Reconstrução de estruturas do 'The Vessel' em 2020. Foto: GettyImages

A porta-voz da Hudson Yards, Kimberly Winston, afirmou em comunicado repercutido em 2021 que as devidas investigações estavam sendo solicitadas às autoridades responsáveis e prestou condolências à família do jovem de 14 anos:

Estamos com o coração partido por esta tragédia e nossos pensamentos estão com a família do jovem que perdeu a vida". 

Estudos 

Um estudo divulgado pela Universidade de Harvard mostrou que a incidência de suicídios tende a diminuir em locais onde há cercas e barreiras de proteção. O documento considera que:

A incidência de suicídio por salto varia, mas tende a ser maior em jurisdições que possuem muitos arranha-céus. A maioria ocorre em unidades habitacionais residenciais de alto padrão. No entanto, nosso conhecimento sobre suicídio por salto tende a se limitar a um pequeno número de relatos de locais, muitas vezes pontes”. 

Como base de análise, os pesquisadores consideraram casos que ocorreram na Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra, em 1996 e 1988, respectivamente, locais que registravam inúmeros autocídios. Quando o governo retirou os bloqueios de prevenção, houve um “aumento imediato e substancial tanto no número quanto na taxa de suicídio”. 

The Vessel 

Atualmente, o The Vessel está fechado para visitações por tempo indeterminado. Lowell D. Kern, presidente do Community Board 4, que fiscaliza a área do Hudson Yards, acrescentou que foram solicitadas mudanças e reformas estruturais para a imobiliária acerca da segurança da região:

Estou muito triste. Isso era totalmente evitável. O conselho da comunidade informou a Related que a única maneira de impedir que isso aconteça novamente é aumentar a altura das barreiras do local em 2,1 metros ou 2,5 metros. Esperamos sinceramente que, desta vez, a Related leve tudo isso a sério", disse ele, conforme repercutido pelo New York Times.

*Disponível 24 horas, o Centro de Valorização da vida ajuda pessoas que estão com pensamentos suicidas. Entre em contato pelo telefone no número 188;