Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Carteira perdida há 65 anos é devolvida para família e gera comoção

‘Cápsula do tempo acidental’ foi encontrada no cinema mais antigo de Atlanta em local inusitado: "Uma enxurrada de memórias"

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 26/12/2023, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carteira encontrada no cinema - Plaza Theatre
Carteira encontrada no cinema - Plaza Theatre

Cinema mais antigo de Atlanta, nos Estados Unidos, o Plaza Theatre está em funcionamento há quase 85 anos. O espaço, no entanto, chamou a atenção nos últimos dias por revelar uma 'cápsula do tempo acidental'.

+ Cápsula do tempo: A bolsa perdida e encontrada após seis décadas

Acontece que, no espaço do cinema, foi encontrada uma carteira perdida em 1958. Segundo relata o New York Post, o item esteve em um local improvável durante essas mais de seis décadas: atrás da parede do banheiro — que antes era um armário. 

Era um portal de volta no tempo", disse Chris Escobar, proprietário do Plaza Theatre, à CNN. 

Ao veículo, Escobar recorda que já encontrou muitas coisas inusitadas ao longo dos últimos anos, como velhas garrafas de álcool, displays antigos de pipoca e diversas outras coisas. Mas a carteira "cheia de história" levava tudo a um nível totalmente novo.

Fotos foram encontradas dentro da carteira/ Crédito: Plaza Theatre

Dentro dela, Chris achou fotos de família em preto e branco; um bilhete de uma rifa para ganhar um Chevrolet 1959 novinho; e até mesmo cartões de seguro. Havia também cartões de lojas de departamento locais que não existem mais e até um recibo de 10 galões de gasolina por apenas US$ 3,26, de acordo com o Atlanta News First.

Mas a grande descoberta se deu sobre a proprietária da carteira: Floy Culbreth. "Percebendo que isso está faltando nesta família de pessoas reais que viveu neste bairro durante 65 anos, imagine se pudéssemos encontrá-los", disse Escobar.

Em busca da dona

Assim, Escobar e sua esposa, Nicole, fizeram o papel de 'detetives da internet' e logo encontraram o obituário do marido de Floy, Roy. O casal também achou as redes sociais da filha deles, Thea Chamberlain, de 71 anos, que mora a menos de 20 minutos do Plaza Theatre.

Para ser honesta, minha mãe perder coisas não teria sido uma surpresa", disse Thea sobre a matriarca, falecida há uma década. 

À CNN, a filha de Floy ainda relembrou que a mãe era professora de uma escola dominical que esteve muito envolvida em ajudar pessoas com paralisia cerebral, causa pela qual a família realiza um torneio anual de golfe. A descoberta da carteira há muito perdida "foi muito comovente", acrescentou. 

Uma enxurrada de memórias voltou e meio que a trouxe de volta", relembrou emocionada.

Por fim, os filhos, netos e bisnetos de Culbreth foram ao teatro buscar sua carteira. Chamberlain se disse emocionada ao ver seus netos, de 5 e 7 anos, olhando para os itens encontrados na carteira de sua mãe. "Um momento especial", declarou. "Eles sabiam que era algo a ser valorizado." 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!