Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Casos de internações por gripe ultrapassam os de Covid em SP

23% das internações por síndrome respiratória se deram por Influenza em meados de dezembro

Redação Publicado em 28/12/2021, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Profissional da saúde em hospital - Getty Images
Profissional da saúde em hospital - Getty Images

Um levantamento realizado pela GloboNews com base em dados da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo revelou que o número de pessoas internadas na cidade por gripe já é maior do que o de Covid-19. A análise levou em consideração as informações da semana de 12 a 18 de dezembro.

Conforme a fonte, dos 920 pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no período, mais de 23% (213 pessoas) tinham Influenza, enquanto somente 4% (37 pessoas) foram diagnosticados com Covid-19.

Entre os dias 5 e 11 de dezembro, a situação foi semelhante. Das 912 pessoas internadas, 15% (139 pessoas) tinham Influenza e 6% (56 pessoas) tinham Covid-19. As informações são do portal de notícias G1.

Na semana anterior, no entanto, havia 713 pessoas internadas na cidade com SRAG, sendo que 5% (37 pessoas) foram diagnosticadas com o vírus Influenza enquanto 6% (46 pessoas) tinham Covid-19. Entre 20 e 26 de junho, havia apenas 3 pacientes hospitalizados com gripe, o equivalente a 0,13% dos casos.

"A moral da história aí é ver como os vírus Influenza passaram o ano todo causando muito pouca internação (proporcionalmente aos demais e principalmente em relação à Covid-19 e, nas últimas duas semanas, passou a ter protagonismo entre os internados", declarou o coordenador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) municipal, Luiz Artur Vieira Caldeira.

No entanto, [a Influenza] é um vírus muito menos grave que a Covid-19. Se não fosse o processo de vacinação contra a Covid, ela ainda seria a grande responsável pelas internações", disse ele.