Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto

Castelo do século 2 é danificado em terremoto na Turquia

Terremoto de magnitude 7.8 atingiu a Turquia e a Síria nesta segunda-feira, 6; autoridades confirmaram mais de 1400 mortes

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/02/2023, às 08h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Castelo de Gaziantep - Divulgação / vídeo / Youtube
Castelo de Gaziantep - Divulgação / vídeo / Youtube

O terremoto de magnitude 7.8 que atingiu a Turquia na manhã desta segunda-feira, 6, deixou danificado o antigo castelo de Gaziantep, datado do século II.

O epicentro do tremor ocorreu na região do povoado de Kahramanmaras, perto da cidade de Gaziantep, onde fica a construção histórica. O local fica próximo da fronteira com a Síria, que também sofreu com o sismo.

De acordo com informações do portal de notícias G1, imagens da agência de notícias IHA revelam que partes das paredes da fortaleza e de suas torres de vigia foram niveladas, enquanto que outras partes desabaram.

Terremoto

Segundo a fonte, até o momento, foram registradas mais de 1400 mortes em ambos os países. Equipes de resgate buscam por sobreviventes em várias cidades. Infelizmente, como muitos edifícios foram derrubados com os tremores, as autoridades locais acreditam que o número de vítimas seja ainda maior.

O abalo sísmico ocorreu a cerca de 90 quilômetros da fronteira turca com a Síria. Após o principal abalo, ao menos 20 tremores secundários puderam ser sentidos pelas populações que vivem na região.