Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto

Terremoto no interior de Minas Gerais espanta moradores; veja vídeo

O abalo sísmico ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 28, na cidade de Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais

Éric Moreira Publicado em 28/12/2022, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo de câmera de segurança que registra tremor em Sete Lagoas - Reprodução/Vídeo/Twitter
Trecho de vídeo de câmera de segurança que registra tremor em Sete Lagoas - Reprodução/Vídeo/Twitter

Na madrugada desta quarta-feira, 28, um evento espantou os moradores da cidade de Sete Lagoas, localizada no interior de Minas Gerais. O acontecimento em questão se trata de um tremor de terra, que pôde ser sentido pela população, e até mesmo observado a partir do registro de algumas câmeras de segurança.

De acordo com informações do UOL, embora terremotos não sejam recorrentes no Brasil, devido sua posição em referência às placas tectônicas — blocos rochosos cujo atrito provoca abalos sísmicos —, o tremor desta madrugada foi o 20º registrado na cidade apenas este ano, segundo o Centro de Sismologia da USP.

Além disso, entre os terremotos registrados este ano, pelo menos quatro apresentaram algum risco de desabamento aos residentes de Sete Lagoas, possuindo uma magnitude acima de 4.0 na escala Richter — responsável por medir a intensidade de abaos sísmicos. O tremor da última madrugada, por sua vez, teve uma magnitude de apenas 2.8, sem qualquer dano registrado, de acordo com a Defesa Civil.

As equipes [da Defesa Civil] estão nos bairros onde o tremor foi mais sentido acompanhando e monitorando a situação junto aos moradores", alegou a prefeitura de Sete Lagoas em nota oficial.

Vídeo

Embora o terremoto registrado nesta madrugada fosse consideravelmente fraco, sem que tenha provocado qualquer dano aos moradores locais, imagens de algumas câmeras de segurança puderam revelar um tremor visível, logo após o estrondo usual, parecido com um trovão, de um abalo sísmico. Confira:

Ademais, é importante ressaltar: em caso de abalo sísmico, é necessário verificar paredes, portas e janelas, a fim de identificar possíveis rachaduras que podem oferecer risco a pessoas próximas e, caso encontradas, a Defesa Civil deve ser alertada.