Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tubarão

Cemitério de tubarões de 325 milhões de anos com novas espécies é descoberto

No local, duas novas espécies foram identificadas pelos pesquisadores do estudo como primos antigos dos tubarões modernos comuns

Isabelly de Lima Publicado em 08/02/2024, às 11h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração da espécie Glikmanius careforum, um dos tubarões descobertos - Reprodução/NPS/Benji Paynose
Ilustração da espécie Glikmanius careforum, um dos tubarões descobertos - Reprodução/NPS/Benji Paynose

Duas novas espécies de tubarão foram identificadas por pesquisadores, revelando primos antigos dos tubarões modernos. Troglocladodus trimblei e Glikmanius careforum são os nomes dessas descobertas recentes, detalhadas em um estudo publicado na revista Journal of Vertebrate Paleontology.

Estudos sugerem que T. trimblei e G. careforum habitaram a Terra há aproximadamente 325 milhões de anos em áreas próximas à costa do Kentucky e do Alabama, nos Estados Unidos. Essas criaturas marítimas ocuparam uma região que existia antes da formação da Pangeia, desaparecendo com a união dos continentes.

A descoberta dessas novas espécies foi possível graças a dentes fossilizados encontrados no norte do Alabama e no Mammoth Cave, o maior sistema de cavernas do mundo, localizado no estado de Kentucky. A preservação de fósseis nesse ambiente vasto e estável foi crucial para a identificação desses tubarões pré-históricos.

De acordo com o paleontólogo John-Paul Hodnett, esses dentes fossilizados, encontrados nas passagens do Mammoth Cave, parecem ter saído da boca do tubarão recentemente, dada a preservação excepcional do local, segundo a Galileu.

Elas [as passagens do Mammoth Cave] têm vários e vários tubarões fossilizados”, contou o paleontólogo em entrevista ao site Live Science. “Em um ambiente tão estável, parece que essas coisas [dentes] saíram da boca do tubarão ontem.”.

Características em comum

Ambas as espécies, estimadas em cerca de 3 a 3,6 metros de comprimento, provavelmente se comportavam de maneira semelhante aos tubarões modernos, como os tubarões-limão. T. trimblei possuía dentes bifurcados, enquanto G. careforum tinha uma mandíbula adaptada para alimentar-se de tubarões menores, peixes ósseos e orotocones, antigos parentes da lula.

Além disso, destaca-se que Troglocladodus trimblei representa não apenas uma nova espécie, mas também um novo gênero, segundo o Parque Nacional Mammoth Cave através de nota. O fóssil de Glikmanius careforum sugere que esse tipo de tubarão surgiu 50 milhões de anos antes do que se pensava anteriormente.