Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cérebro de 3.700 anos: Restos mortais da Idade do Bronze são descobertos na Turquia

Além do cérebro, restos de pele humana foram encontrados, o que é um achado inédito no país

Ingredi Brunato Publicado em 05/09/2023, às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da escavação - Divulgação/ AA
Fotografia da escavação - Divulgação/ AA

Uma escavação no sítio arqueológico de Tavşanlı Höyük, localizado no oeste da Turquia, revelou fragmentos de cérebro e pele bem preservados. Os restos mortais pertenceram a dois indivíduos que viveram há 3.700 anos, durante a Idade do Bronze. 

A descoberta surpreendeu os pesquisadores pois é muito raro encontrar pedaços de cérebro tão antigos, enquanto a pele humana, que se encontrava carbonizada, é ainda mais especial, configurando "o primeiro e único exemplo de períodos arqueológicos a ser encontrado na Turquia". 

Contexto

Segundo informado pela Agência Anadolu (AA), que é uma agência de notícias administrada pelo governo turco, os restos mortais eram de dois homens, um jovem e outro na meia-idade. 

Eles foram encontrados em meio às ruínas queimadas de uma casa, indicando que faleceram durante um incêndio. De acordo com os especialistas que analisaram a descoberta, o fogo provavelmente foi iniciado por inimigos durante um ataque em grande escala a um antigo assentamento que existia ali na época. 

Fotografia da escavação / Crédito: Divulgação/ AA 

O estado de preservação surpreendente dos esqueletos, por sua vez, foi resultado justamente deles terem sido carbonizados: o calor intenso permitiu que o cérebro fosse preservado dentro do crânio