Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Radioatividade

Césio-137: Usina na Tailândia relata ter perdido cilindro de lixo radioativo

As autoridades tailandesas estão atualmente à procura da perigosa cápsula perdida

Ingredi Brunato Publicado em 16/03/2023, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aparência do cilindro radioativo - Divulgação/ Office of Atoms for Peace (OAP)
Aparência do cilindro radioativo - Divulgação/ Office of Atoms for Peace (OAP)

Os trabalhadores de uma usina de carvão na região central da Tailândia recentemente deram falta de um cilindro que armazenava material radioativo altamente perigoso. Com 30 centímetros de altura e 13 centímetros de largura, a cápsula continha césio-137 — a mesma substância que causou o desastre nuclear de Goiânia em 1987. 

Conforme informado pela CNN, diversos times de busca munidos com drones e outros equipamentos foram encarregados de procurar pelo lixo radioativo perdido. 

Estamos usando equipamentos de pesquisa para detectar sinais. Para áreas que não conseguimos alcançar, despachamos drones e robôs", explicou Pennapa Kanchana, a vice-secretária do órgão oficial tailandês responsável por administrar esforços de pesquisa nuclear. 

A polícia da Tailândia investiga ainda a possibilidade de que a cápsula tenha sido roubada deliberadamente. As câmeras de segurança da usina de energia, vale mencionar, não revelaram nenhuma atividade suspeita, mas por enquanto nenhuma hipótese foi descartada. 

Não está claro se o item foi roubado e vendido para uma loja de reciclagem ou extraviado em outro lugar. Despachamos nossas equipes para as lojas de reciclagem na área… ainda não conseguimos encontrá-lo", afirmou o chefe de polícia da região, Mongkol Thopao, também à CNN. 

Perigo

Em um comunicado ao público, o governo do país também reforçou que quaisquer cidadãos que encontrassem o cilindro deviam informar o fato às autoridades imediatamente, dado o risco que o objeto oferece à saúde humana. 

O primeiro sinal de contato com o césio-137 é irritação na pele, porém a contínua exposição ao isótopo radioativo pode provocar efeitos muito mais graves, como lesões permanentes e até a morte.