Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Charles

Charles já é considerado rei do Reino Unido

Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos; Charles assume o trono

Redação Publicado em 08/09/2022, às 15h01 - Atualizado às 16h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II ao lado de Charles - Getty Images
A rainha Elizabeth II ao lado de Charles - Getty Images

O mundo recebeu a dura notícia da morte da rainha Elizabeth II aos 96 anos nesta quinta-feira, 8. A morte da rainha foi anunciada pelo perfil da família real através das redes sociais. 

"A rainha morreu de forma pacífica nesta tarde. O Rei e a Rainha consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão amanhã", diz o comunicado divulgado. 

Com a morte da rainha, quem agora assume o trono é seu filho, o príncipe Charles. Ao lado de Camilla, Duquesa da Cornualha, Charles será rei, enquanto Camilla será rainha consorte. No entanto, ainda não foi anunciada quando será a coroação.

Vale destacar que já era um desejo de Elizabeth IIque Camilla fosse chamada de rainha consorte. No aniversário de 75 anos do Jubileu de Platina, que celebrou o reinado de Elizabeth em junho, ela expressou a vontade que Charles fosse rei, enquanto Camilla fosse rainha consorte.

(...) E quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua esposa Camilla o mesmo apoio que me deram; e é meu sincero desejo que, quando vier o tempo, Camilla será conhecida como Rainha Consorte ao continuar seu próprio e leal serviço", disse Elizabeth II em fevereiro.

Confira a carta completa!

“Amanhã, 6 de fevereiro, marca o 70º aniversário de minha ascensão em 1952. É um dia que, mesmo após 70 anos, eu ainda lembro muito como a morte de meu pai, rei George VI, como o início de meu reinado.

Com a marca desse aniversário, é com muito prazer que eu renovo a vocês o juramento que eu dei em 1947 de que minha vida seria sempre dedicada ao seu serviço.

À medida que eu olho adiante com um senso de esperança e otimismo para o ano de meu Jubileu de Platina, eu sou relembrada de tudo a que devo ser grata. Estas últimas sete décadas viram extraordinário progresso socialmente, tecnologicamente e culturalmente que nos beneficiou a todos; e eu estou confiante que o futuro vai oferecer oportunidades similares a nós, especialmente às gerações mais jovens no Reino Unido e na Commonwealth.

Eu sou afortunada por ter tido o apoio firme e amoroso de minha família. Eu fui abençoada por ter tido no príncipe Philip um parceiro disposto a carregar o papel de consorte de maneira altruísta, fazendo os sacrifícios necessários. É um papel que eu vi minha mãe desempenhar a vida toda durante o reinado de meu pai.

Este aniversário também me dá tempo para refletir sobre a boa vontade demonstrada a mim pelos povos de todas as nacionalidades, religiões e idades neste país e por todo o mundo durante esses anos. Eu gostaria de expressar meus agradecimentos a todos pelo seu apoio. Eu permaneço eternamente grata, e humilde, pela lealdade e afeição que vocês continuam a me dar.

E quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua esposa Camilla o mesmo apoio que me deram; e é meu sincero desejo que, quando vier o tempo, Camilla será conhecida como Rainha Consorte ao continuar seu próprio e leal serviço.

E enquanto eu continuo esperando a servi-los com todo o meu coração, eu espero que este Jubileu reúna famílias e amigos, vizinhos e comunidades — depois de tempos tão difíceis para alguns de nós — para aproveitar as celebrações e refletir nos desenvolvimentos positivos de nossas vidas diárias que tão alegremente coincidiram com meu reinado.

Sinceramente, Elizabeth”.