Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Chifre de cervo de 2000 anos pode ser o mais antigo instrumento musical de corda asiático

O artefato descoberto no sudeste asiático consistia em uma harpa de uma só corda

Redação Publicado em 22/02/2023, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do instrumento descoberto ao lado de outros similares - Divulgação/Fredeliza Z. Campos et. al/Antiquity (2023)
Representação do instrumento descoberto ao lado de outros similares - Divulgação/Fredeliza Z. Campos et. al/Antiquity (2023)

Um chifre de cervo encontrado no Vietnã pode ser um dos instrumentos musicais de corda mais antigos já encontrados no sudeste da Ásia. O artefato, descoberto em um sítio arqueológico próximo ao rio Mekong, tem 2000 anos e é uma harpa de uma só corda que pode ter sido a ancestral de muitos outros instrumentos de corda que até hoje são tocados no Vietnã.

O instrumento é composto de um chifre de cervo de 35 centímetros com um buraco em uma das pontas para uma pequena estaca, que provavelmente era usada para afinar a única corda do instrumento de corda, similar às tarraxas que um violão tem para afinação.

A corda da harpa vietnamita se rompeu há muito tempo, mas o que continuava presente no chifre era uma espécie de ponte esculpida para possivelmente sustentar a corda. O objeto foi descoberto por arqueólogos da Universidade Nacional Australiana e do Museu Long Am, do Vietnã.

Instrumento ancestral

Fredeliza Campos, a principal pesquisadora por trás da descoberta e doutoranda pela Universidade Nacional Australiana, disse que nenhuma explicação além da ideia de que seria um instrumento musical com corda faz sentido.

O chifre provavelmente veio de um cervo sambar ou de um cervo-porco-indiano, duas espécies típicas do sudeste asiático. O objeto é datado de cerca de 2000 anos atrás, da cultura vietnamita pré-Óc Eo, que caracteriza artefatos encontrados no delta do rio Mekong.

O objeto encontrado é um dos exemplos mais antigos de instrumentos de corda na região do sudeste da Ásia, e ajuda a entender melhor a progressão entre os instrumentos percussivos encontrados na região e instrumentos mais recentes e complexos.

No estudo, publicado no periódico Antiquity e divulgado pelo IFL Science, os pesquisadores ainda afirmam acreditar que esse instrumento pode ter sido um ancestral do K'ný, instrumento de corda típico do Vietnã que é controlado pela boca de quem toca.