Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

China prende homem por fake news gerada pelo ChatGPT

Essa é a primeira prisão no país por desinformação causada pelo uso da inteligência artificial

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 10/05/2023, às 13h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pexels
Imagem ilustrativa - Pexels

Buscando combater a tecnologia deepfake, que ganhou as redes sociais, a China prendeu um homem por espalhar uma notícia falsa criada pelo ChatGPT. Morador da província de Gansu, o sujeito, que não teve a identidade revelada, estava sendo investigado pelo uso da inteligência artificial

Conforme relatado pela Reuters, o sujeito criou uma fake news afirmando que um acidente, no noroeste de Gansu, havia matado nove trabalhadores da construção civil. O post, publicado em 25 de abril, recebeu mais de 15 mil cliques. 

+ Mulher acaba casamento para viver com amante após consultar chat de inteligência artificial

Segundo as novas regras do país, que passaram a vigorar em 10 de janeiro, é proibido o uso de tecnologia deepfake, seja por usuários ou servidores, para a criação, liberação ou fabricação de informações falsas. 

As medidas foram estabelecidas com o intuito de restringir o uso de tecnologia de inteligência artificial para alterar ou criar conteúdos online. 

A fake news

A Reuters aponta que a publicação foi feita na Baijihao, uma plataforma de blog de propriedade da Baidu. A rede registrou um total de 25 contas que relataram o acidente falso, todas elas com endereços IP de diferentes locais. 

A plataforma ainda alegou que o suspeito, que possui o sobrenome Hong, foi identificado após rastreamento feito pela polícia, que descobriu que a empresa do detido estava envolvida na vinculação da fake news — que foi gerada a partir de edição de um texto gerado pelo ChatGPT.