Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Protesto na China

Chineses vão às ruas de Pequim em protesto contra o governo

Manifestações são raras no país devido à intensa repressão policial

Redação Publicado em 13/10/2022, às 12h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de cartaz erguido em protesto - Divulgação/ Redes Sociais
Imagem de cartaz erguido em protesto - Divulgação/ Redes Sociais

Nesta quinta-feira, 13, teria ocorrido uma manifestação contrária ao governo na cidade de Pequim, na China. O evento raro foi reportado pelas redes sociais chinesas, contudo, foi rapidamente finalizado. 

Protestos são incomuns no país devido à forte repressão policial, que desencoraja a expressão da insatisfação da população em relação ao Estado. Conforme informações repercutidas pela CNN, eles enviaram repórteres ao local, mas os manifestantes infelizmente já teriam se dispersado àquele ponto. 

Em algumas das fotos postadas pelos chineses que participaram do evento, é possível ver um cartaz com os dizeres "Comida, não testes de covid. Reformas, não revolução cultural. Liberdade, não lockdown. Votos, não líderes. Dignidade, não mentiras. Cidadãos, não servos". Veja abaixo: 

Contexto político

Um detalhe importante é que, no próximo domingo, 16, se inicia o congresso do Partido Comunista, uma assembleia que acontece a cada cinco anos para a realização de eleições indiretas dos membros do governo. 

Como Xi Jinping, o atual líder da China, já esteve no poder por dois mandatos, é provável que não seja reeleito, uma vez que nenhum político ficou à frente do Partido por mais de dois mandatos desde 1976.