Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Cientistas celebram alinhamento completo de telescópio 'James Webb'

Próximas etapas de missão bilionária podem trazer novidades sobre o início do universo, veja primeiras imagens

Alan de Oliveira | @baco.deoli sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 29/04/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Primeiros registros de James Webb após alinhamento completo no univero - Divulgação / NASA
Primeiros registros de James Webb após alinhamento completo no univero - Divulgação / NASA

A NASA confirmou o alinhamento do telescópio "James Webb" — criado para capturar registros do começo do universo — nesta sexta-feira, 29. Com isso, ele está preparado para captar imagens mais nítidas, e agora, tem o aval para começar a operar.

Entretanto, para os mais ansiosos pelas descobertas que estão por vir, é bom ficar atento, já que o observatório espacial terá que passar por novas fases de verificação quase diárias para garantir o máximo de desempenho e menores chances de danos que destruam os registros. Por isso, apenas deverá começar a trazer informações mais relevantes entre os meses de junho e julho.

Os cientistas envolvidos em todo o projeto, celebraram ao perceberem que as imagens estão melhores do que era imaginado. Isso tudo devido aos espelhos do satélite serem muito bem programados. Refletem em todo e qualquer ponto de luz, aumentando assim, a nitidez das câmeras.

“Estas imagens de teste notáveis ​​de um telescópio alinhado com sucesso demonstram o que as pessoas de todos os países e continentes poderão observar por meio de uma visão científica ousada para explorar o universo”, falou o gerente de elementos do telescópio óptico Webb, Lee Feinberg, no Goddard Space Flight Center da NASA.

Veja o vídeo:

Conclusões 

Agora, a equipe do "Webb" ficará em estágio de manutenção. A missão é avaliada em mais de U$ 10 bilhões de dólares, com excepcionais ganhos para a ciência. Veja a publicação com nota oficial da NASA, neste link.