Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cientistas desenterram baleia mais antiga já descoberta em Taiwan

O animal de tamanho impressionante, que alcança 15 metros de comprimento, viveu há 85 mil anos

Redação Publicado em 06/12/2022, às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vértebras da baleia - Divulgação/ NATIONAL CHENG KUNG UNIVERSITY
Vértebras da baleia - Divulgação/ NATIONAL CHENG KUNG UNIVERSITY

Uma escavação conduzida pelo Instituto Arqueológico da Universidade Nacional de Cheng Kung, localizada em Taiwan, trouxe à superfície o mais antigo fóssil de baleia já encontrado na ilha. 

A valiosa descoberta do animal marinho fossilizado foi feita por acaso por dois especialistas que caminhavam pela selva da região de Tougou. 

Datado de 85 mil anos atrás, o achado, que possivelmente é uma baleia-azul ou baleia-comum, possui 15 metros de comprimento, com a mandíbula sozinha alcançando 2,25 metros. 

Para a felicidade dos pesquisadores, vale mencionar ainda que o espécime se encontra quase completo: eles descobriram 70% do esqueleto do mamífero pré-histórico. 

Segundo informações da instituição de ensino superior taiwanesa, que foram repercutidas pelo Newsweek, algumas partes dos restos mortais possuem ainda um ótimo estado de preservação — a mandíbula, as vértebras da cauda e a parte de trás do crânio do animal, por exemplo. 

Fotografia de costelas da baleia / Crédito: Divulgação/ NATIONAL CHENG KUNG UNIVERSITY

Importância arqueológica

A descoberta, que foi encaminhada para análises laboratoriais, poderá contribuir para a construção da linha do tempo evolutiva das baleias

Um aspecto interessante do achado é que se trata também do segundo mamífero mais antigo já encontrado na ilha de Taiwan. O primeiro é um rinoceronte que viveu entre 11.700 e 2,5 milhões de anos atrás, e hoje se encontra exposto no Parque Fóssil da cidade de Tainan.