Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Cientistas revelam como era o planeta Terra há 3 bilhões de anos

Sem um continente à vista: novas pesquisas irão ajudar nos estudos sobre a evolução terrestre

Daniela Bazi Publicado em 02/03/2020, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Impressão artística da Terra coberta de água - NASA
Impressão artística da Terra coberta de água - NASA

Novos estudos revelaram que há 3,2 bilhões de anos, surgiram as primeiras espécies de criaturas microscópicas no o planeta Terra, quando o mesmo era inteiramente coberto por um Oceano. A novidade ajuda nas pesquisas sobre a evolução, analisando, por exemplo, a criação de organismos unicelulares.

Na época, o planeta seria livre de animais aquáticos, existindo apenas pequenos organismos chamados de cianobactérias. As análises teriam sido feitas em rochas localizadas no interior do noroeste da Austrália, datadas do período Paleoarqueano.

De acordo com a Universidade do Colorado: "A Terra primitiva, lar de algumas das primeiras formas de vida de nosso planeta, pode ter sido um 'mundo da água' da vida real - sem um continente à vista”.

Pesquisa em rochas no distrito de Panorama / Crédito: Jana Meixnerova

A próxima fase da pesquisa, segundo os cientistas, será explorar novas rochas em locais diferentes, como o Arizona e a África do Sul, para descobrir quando ocorreu a origem dos continentes terrestres.