Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Cientistas usam Inteligência Artificial para determinar autoria colaborativa de obra escrita por Shakespeare

Cena por cena, algoritmos analisaram a peça teatral de 1613 e revelaram quanto foi escrito pelo dramaturgo

Isabela Barreiros Publicado em 26/11/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O dramaturgo inglês William Shakespeare - Getty Images
O dramaturgo inglês William Shakespeare - Getty Images

Em um artigo publicado na revista científica arXiv.org da Universidade Cornell, Estados Unidos, pesquisadores analisaram quanto da história colaborativa “Henrique VIII” do dramaturgo William Shakespeare ele realmente escreveu.

Os cientistas utilizaram Inteligência Artificial regida por algoritmos matemáticos para tentar descobrir a autoria da maioria das cenas escritas na peça. O sistema teve que aprender o estilo de escrita de Shakespeare e de John Fletcher, um dramaturgo que substituiu o primeiro na companhia teatral The King's Men.

Resultados obtidos pela análise de algoritmos / Crédito: Petr Plecháč

Já era sabido que Fletcher havia ajudado o famoso autor na obra. Mas, com a tecnologia, foi possível definir as partes escritas por cada um deles. Das 17 cenas de “Henrique VIII”, a máquina afirmou que, dos 17 episódios totais, sete foram escritas por Shakespeare e cinco por Fletcher, exclusivamente.

"Podemos afirmar com alta confiabilidade que Henrique VIII é resultado da colaboração entre William Shakespeare e John Fletcher”, disse Petr Plecháč, responsável pela pesquisa realizada na Academia Tcheca de Ciências de Praga.