Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Filme

Clássico ‘Gladiador’ apresenta erro de produção em cena memorável

O filme apresenta a história de um notável general romano que lutou para sobreviver

Redação Publicado em 19/04/2023, às 15h39 - Atualizado em 25/05/2023, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Russel Crowe em 'Gladiador' - Divulgação / DreamWorks Distribution
Russel Crowe em 'Gladiador' - Divulgação / DreamWorks Distribution

Ainda que o filme ‘Gladiador’, de Ridley Scott, tenha inesquecíveis sequências de batalha e um ótimo elenco, o longa não escapa da lista de filmes com erros curiosos. Quando se assiste à obra com um olhar aprofundado, é, inclusive, fácil descobrir o erro de uma das cenas — o que é até compreensível em uma produção desse porte.

Russel Crowe vive Maximus Decimus Meridius na trama. Ele é um general romano notável que acaba descobrindo que o atual imperador Marco Aurélio (Richard Harris) pretende lhe passar o trono. Cómodo (Joaquin Phoenix), que não concorda com a decisão do pai, o mata e assume o poder, ordenando a morte de Maximus.

Após isso, o homem foge e começa a viver sob a identidade de um escravizado e gladiador do Império Romano. Contudo, os fãs reparam que uma cena memorável do embate entre os companheiros de Maximus e os bárbaros de Cartago, no centro do Coliseu, tem um erro instigante.

Erro na cena

De acordo com o site Adoro Cinema, na cena em que os gladiadores são atacados de forma violenta por seus oponentes, é possível ver que uma biga passa no instante 1 hora, 26 minutos e 24 segundos, momentos antes de uma das guerreiras ser cortada ao meio. Quando paramos o filme no momento correto, é possível ver as solas de um par de tênis de um técnico, que estava ajoelhado dentro da carruagem.

Par de tênis em cena de 'Gladiador' - Crédito: Divulgação / DreamWorks Distribution

Outra cena curiosa é quando, depois de 12 segundos, a 1 hora, 26 minutos e 36 segundos, surge outra biga, que tomba para o lado depois de colidir com o muro. Nesse momento, o impacto levanta um tecido que deveria cobrir um cilindro de gás, que aparece na tela claramente, no espaço de um quarto de segundo.

Cilindro de gás descoberto em cena - Crédito: Divulgação / DreamWorks Distribution