Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Operação

Clínica clandestina é descoberta no RS por meio de bilhete de socorro de paciente

A mensagem ‘Socorro. Estamos presos, com fome.’ foi encontrada em um dos bilhetes

Redação Publicado em 01/09/2023, às 17h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma clínica - Reprodução/Pixabay/Foundry
Imagem ilustrativa de uma clínica - Reprodução/Pixabay/Foundry

Nesta quinta-feira, 31, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul,resgatou 19 pessoas em uma clínica clandestina no município de Viamão. A ação, realizada em parceria com a Assistência Social do município e a Secretaria de Saúde foi realizada após a descoberta de bilhetes com pedidos de socorro dos pacientes.

Socorro. Liga para a polícia. Tem gente presa aqui. Maus tratos. Chama a polícia, a vigilância sanitária. Estamos presos, com fome. Mal tratados. Tem gente velha cadeirante, sem ligação para a família, sem remédio. Dopando todos. Clínica clandestina. Ajuda", diziam algumas das mensagens escritas.

Conforme repercutido pelo portal O Globo, a Polícia Civil esclareceu que alguns dos pacientes alegaram “não desejar estar no estabelecimento e que foram levados amarrados para o local contra a vontade”.

Já os que foram admitidos voluntariamente também não tinham autorização para deixar o local e afirmaram ser constantemente vigiados por monitores. Os pacientes também eram dopados com medicamentos, agredidos e submetidos a maus tratos.

Consequências

Três pessoas foram presas em flagrante durante a ação policial, todas identificadas através das iniciais: D.M.C.O e R.F.B, ambos com 38 anos, e W.L.A., de 29 anos. Todos os detidos responderão por crimes de cárcere privado, associação para o tráfico e tráfico de drogas.

Durante a realização da ação, foram encontrados pela equipe de saúde diversos medicamentos proscritos pela Portaria 344/98 da ANVISA, os quais não possuíam prescrição médica ou procedência. A conduta é equiparada ao tráfico de entorpecentes, sendo os investigados presos em flagrante”, afirmou a Polícia Civil em seu comunicado.