Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Coca-Cola se pronuncia após acusação de rótulo enganoso

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor denunciou as bebidas da linha Dell Vale Fresh

Redação Publicado em 19/05/2022, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peça publicitária mostrando o produto denunciado - Divulgação/ Dell Vale
Peça publicitária mostrando o produto denunciado - Divulgação/ Dell Vale

O linha Dell Vale Fresh, pertencente ao conglomerado da Coca-Cola, possui rótulos com imagens de frutas correspondendo aos sabores diferentes. 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), todavia, apontou que o produto possuiria menos de 1% de fruta em sua composição, de forma que a embalagem promoveria uma ideia falsa a respeito da bebida. 

A denúncia levou os Procons de diferentes estados brasileiros a exigirem explicações da empresa, como foi o caso no Rio de Janeiro, por exemplo, ou simplesmente comandarem a retirada dos itens da linha Dell Vale Fresh das prateleiras dos supermercados, que foi o que ocorreu em Santa Catarina, conforme apurado pelo portal O Município. 

O Procon de Santa Catarina ainda determinou, após análises, que a quantidade diminuta de fruta incluída no produto não o habilitava a ser visto como suco, néctar ou refresco. 

Resposta da companhia

Em reação às acusações, a Coca-Cola publicou na última quarta-feira, 18, um comunicado defendendo seu produto: 

“A Coca-Cola informa que a ilustração no rótulo da linha Fresh da marca Del Valle reflete a matéria-prima presente na bebida. E em razão do seu compromisso de transparência com o consumidor, disponibiliza no respectivo rótulo todas as informações referentes à sua composição, incluindo a quantidade de suco presente no produto, em estrita observação à legislação brasileira vigente e normas regulamentadoras dos Órgãos competentes da categoria", relatou a companhia na mensagem pública. 

A marca ainda mencionou que as bebidas denunciadas nunca haviam sido classificadas como "suco ou néctar".