Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Naufrágio

Colômbia anuncia data de extração para os tesouros do 'Santo Graal dos naufrágios'

O galeão espanhol San José afundou no mar de caribe há 300 anos, levando um tesouro equivalente a bilhões de dólares para o fundo do mar

Ingredi Brunato Publicado em 24/02/2024, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando o galeão afundado - Divulgação/ Vídeo/ Presidência da Colômbia
Fotografia mostrando o galeão afundado - Divulgação/ Vídeo/ Presidência da Colômbia

Após anos de disputas a respeito de quem era o legítimo dono das ruínas do galeão San José, o governo da Colômbia anunciou na última sexta-feira, 23, que já possui uma data para o início da extração dos tesouros transportados pela antiga embarcação. 

É estimado que o navio carregasse uma carga equivalente a cerca de 20 bilhões de dólares (ou quase 100 bilhões de reais, na cotação atual). É essa riqueza toda que lhe conferiu o apelido de "Santo Graal dos naufrágios".

Conforme explicado em uma entrevista à AFP pelo ministro colombiano da Cultura, Juan David Correa, a operação para coleta da valiosa carga do galeão começará no próximo mês de abril. Neste estágio inicial, será realizada a remoção de materiais mais superficiais da embarcação a fim de se entender como eles reagirão à retirada da água. 

No total, o governo colombiano acredita que irá gastar mais de 4,5 milhões de dólares (equivalentes a 22,2 milhões de reais) a fim de resgatar as ruínas do naufrágio

Contexto histórico 

O galeão espanhol partiu da Panamá (que, na época, era uma colônia espanhola) com destino à Espanha. Ele estava carregado de ouro, prata e pedras preciosas, além de outros itens de valor, um tesouro que era destinado a financiar as batalhas que eram travadas pela Coroa espanhola. 

A certo ponto do trajeto marítimo, porém, a embarcação foi atacada por uma frota britânica e acabou afundando. Existe, aliás, a teoria que seus tripulantes a afundaram de propósito para que os ingleses não conseguissem colocar suas mãos no tesouro. 


+ Para conferir uma matéria do Aventuras na História que possui mais detalhes sobre o curioso navio, clique aqui!