Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gales

Coloração laranja brilhante em rio causa espanto em moradores de cidade galesa

Normalmente em uma cor acinzentada opaca, rio Afon Lwyd 'ganha' uma cor laranja brilhante na última sexta-feira, 12; entenda o que aconteceu!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 15/01/2024, às 14h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rio alaranjado em cidade galesa - NRW
Rio alaranjado em cidade galesa - NRW

Moradores da cidade galesa de Pontypool ficaram perplexos após um grande trecho do rio Afon Lwyd 'ganhar' uma cor laranja brilhante. Situado na área de Charlesville, as águas se tornaram laranja-avermelhada, parecida com ferrugem, em 12 de janeiro.

+ Como Dobby, de 'Harry Potter', tem causado dor de cabeça em cidade galesa?

Segundo recorda o Daily Mail, o local é remanescente de uma cena do set de filmagem de Willy Wonka e também já foi usada como cenário da garrafa de uma bebida local. O rio Afon Lwyd possui cerca de 21 quilômetros de extensão. Mas o que causou a mudança de cor?

Rio alaranjado em cidade galesa/ Crédito: NRW

Águas coloridas

A causa da misteriosa mudança pode ter ligações com a poluição. A transformação para a cor semelhante ao cobre, inclusive, virou centro de debate entre os residentes e porta-vozes dos Recursos Naturais do País de Gales (NRW), que alegaram que a poluição da água se originou de uma antiga siderúrgica.

Morador local, Walker Sian Leyshon, 38, disse: "Eu não conseguia acreditar no que via — de repente era como uma maré colorida", apontou. "O rio geralmente é apenas de um cinza opaco, mas ficou com um vermelho alaranjado brilhante".

Imagem do rio com sua cor normal/ Crédito: Londonclanger via Wikimedia Commons

O Conselho do Condado de Torfaen Borough e os Recursos Naturais do País de Gales foram informados da estranha cor do rio na última sexta-feira, 12, e logo enviaram especialistas para investigar a situação. 

"A NRW suspeita que a poluição foi causada por um vazamento de água de uma mina no riacho Cwmsychan na área dos britânicos, perto de Abersychan, que afetou também Afon Lwyd", disse o órgão. 

"Trabalhando em estreita colaboração com a Autoridade do Carvão, confirmamos que a fonte de poluição da água da mina é o Cwmsychan Brook Culvert, um antigo local de siderurgia perto de Abersychan em Torfaen", prosseguiram. "Agora parece ter diminuído e o rio está muito mais claro hoje, embora o sedimento laranja permaneça no leito do rio".