Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / França

Filósofo Edgar Morin lança manuscrito desaparecido há 40 anos

O filósofo e sociólogo de origem francesa, Edgar Morin, lançou outros quatro livros nos últimos três anos, incluindo um ensaio geopolítico

Redação Publicado em 27/11/2023, às 16h13 - Atualizado às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edgar Morin - Licença Creative Commons via Wikimedia Commons
Edgar Morin - Licença Creative Commons via Wikimedia Commons

Nesta segunda-feira, 27, a editora Actes Sud anunciou que o manuscrito perdido de Edgar Morin foi localizado e será publicado em abril de 2024. O sociólogo e filósofo de origem francesa, hoje com 102 anos, perdeu sua obra há 40 anos, mas acabou encontrando o documento. 

O livro 'La Méthode de la méthode, manuscrit perdu' (ou 'O método do método, um manuscrito perdido', em tradução livre para o português) será publicado em 24 de abril de 2024, conforme repercutido pelo portal de notícias do UOL.

Originalmente, este ensaio filosófico foi concebido como o terceiro e último volume de uma trilogia enciclopédica publicada pela Editions du Seuil, que havia reproduzido 'La Nature de la nature', em 1977, e 'La Vie de la vie', em 1980.

Décadas de produção

Suas muitas experiências existenciais e intelectuais criaram, nesse meio tempo, novas árvores, ramificações educacionais, sociológicas e políticas que permitiram que o pensamento complexo do qual ele era o instigador tomasse forma e florescesse", ressaltou a editora Actes Sud.

Edgar Morin iniciou seu processo de criação literária em 1946, e não parou desde então. Em 2021, ele publicou um livro de memórias, intitulado 'Leçons d'un siècle de vie' ('Lições de um século de vida').

Um ano depois, ele divulga um apelo à revolta frente os perigos que ameaçam a raça humana, em 'Réveillons-nous' (‘Despertemos’), e em 2023 lança mais dois livros, entre eles um ensaio geopolítico contemporâneo, 'De guerre en guerre: de 1940 à l'Ukraine' (‘De guerra em guerra: de 1940 à Ucrânia’).