Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elon Musk

Com mais de meia dúzia de exigências, agência apreende e-mails de Musk

A agência investiga os comportamentos e medidas tomadas por Musk depois que ele se tornou CEO do Twitter

Redação Publicado em 09/03/2023, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do CEO do Twitter, Elon Musk - Getty Images
Imagem do CEO do Twitter, Elon Musk - Getty Images

Os comportamentos e as medidas tomadas por Elon Musk depois que ele assumiu o cargo de CEO do Twitter estão sendo investigados pela agência americana Federal Trade Consumption (FTC) depois dos altos índices de demissões que podem ter acarretado um prejuízo na segurança dos usuários. 

A agência também investiga o lançamento do Twitter Blue, um plano de assinatura que limitou o acesso a serviços de proteção contra hackers, que eram abertos e gratuitos a todos os usuários antes. 

Como repercutido pela Época Negócios, de acordo com um relatório obtido com exclusividade pelos jornais Wall Street Journal e New York Times, a FTC fez mais de meia dúzia de exigências ao Twitter. 

Entre as exigências da FTC estão os e-mails, memorandos e conversas no Slack que foram enviadas por Musk ou que são relacionadas a ele. Além de conversas sobre a própria FTC e informações sobre equipamento vendido pela empresa.

Ainda de acordo com a fonte, ao Wall Street Journal, Douglas Farrar, porta-voz da FTC, em depoimento, disse que as exigências fazem parte de uma investigação rigorosa a respeito da governança da rede. Ele também afirmou que a agência tem total autoridade para fazer essa investigação

Segurança

O número de telefone particular dos usuários do Twitter estaria sendo compartilhado a terceiros, a fim de facilitar o envio de anúncios, como divulgado em 2022. Com o objetivo de evitar episódios de falhas de segurança, na época, a empresa precisou concordar com a criação de “um programa abrangente de privacidade e segurança da informação”, de acordo com o The Verge.

A FTC foi alertada, no final daquele ano, por um advogado contratado pelo Twitter, que as ações de Musk haviam colocado a rede social em risco, e que a empresa poderia perder “bilhões” em multas

Na ocasião, Musk resolveu fazer um post em que escreveu: “Não posso enfatizar o suficiente que o Twitter fará o que for necessário para aderir às regras impostas pela FTC ... Qualquer coisa que você ler em contrário é absolutamente falsa”.

Um funcionário também foi consultado anonimamente pelo The Verge e disse que o Twitter Blue desconsiderou os processos normais de análise de privacidade e segurança da empresa. Uma equipe de emergência, ao invés disso, consultou as medidas que a FTC poderia tomar contra o Twitter na noite anterior ao lançamento, mas nenhuma das recomendações dessa equipe de emergência foi implementada.