Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cometa Nishimura

Cometa descoberto há um mês poderá ser visto neste fim de semana

O cometa "C/2023 P1", também conhecido como Nishimura, segue atualmente em direção ao Sol

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 07/09/2023, às 12h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cometa Nishimura - Divulgação / NASA
O cometa Nishimura - Divulgação / NASA

O cometa Nishimura, que foi descoberto há apenas um mês, está atualmente em rota em direção ao Sol e em breve apresentará um brilho mais intenso, oferecendo um espetáculo visível a olho nu neste fim de semana. Composto de rocha e gelo, o corpo celeste cujo tamanho exato ainda não foi determinado, recebeu o nome em homenagem ao astrônomo amador japonês Hideo Nishimura.

Chamado de "C/2023 P1" em termos científicos, o cometa possui uma órbita de longo período e sua última passagem próxima ao Sol ocorreu há 437 anos, de acordo com Nicolas Biver, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica do Observatório de Paris-PSL. Segundo o portal O Globo, o astrofísico esclarece que não foram encontrados registros da sua última visita nos arquivos astronômicos.

Quando cometas (corpos celestes das regiões mais frias do sistema solar) se aproximam da Terra, o gelo em seu núcleo sublima, liberando uma longa trilha de poeira que reflete a luz solar. É essa cauda brilhante que se torna visível.

Aproximando-se do Sol

O cometa Nishimura fará sua passagem mais próxima do Sol em 17 de setembro, quando estará a uma distância de 33 milhões de quilômetros da estrela, o que corresponde a menos de um quarto da distância entre a Terra e o Sol, e estará a 125 milhões de quilômetros da Terra, como destacado por Biver. A coloração esverdeada de sua cauda é devido à predominância de gás em relação à poeira em sua composição.