Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Como Tatooine de Star Wars: Cientistas descobrem planeta com dois sóis

Chamado de TOI-1338 c, o planeta tem 65 vezes a massa da Terra e leva 215 dias para orbitar seu sol

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/06/2023, às 13h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôr do sol duplo em Tatooine - Lucasfilm
Pôr do sol duplo em Tatooine - Lucasfilm

Em uma galáxia muito, muito distante, Luke Skywalker vivia em um planeta rochoso chamado de Tatooine. Localizado nos Territórios da Orla Exterior, Tatooine orbitava duas estrelas ao mesmo tempo, o que fazia o planeta ter um deslumbrante 'pôr do sol duplo'.

Mas o planeta circumbinário — como são chamados aqueles que orbitam duas estrelas em vez de uma — não existe apenas na ficção, visto que astrônomos descobriram um com as mesmas características.

O TOI-1338 c

Trata-se de TOI-1338 c, que gira em torno de seu próprio conjunto de estrelas. O planeta, além disso, conforme explica o Daily Mail, tem 65 vezes a massa da Terra e leva 215 dias para orbitar seu sol.

O TOI-1338 c é o segundo planeta a ser encontrado no sistema solar TOI-1338 — que possui cerca de 4,4 bilhões de anos e está localizado a 1.300 anos-luz da Terra, na constelação de Pictoris. O outro, chamado TOI-1338 b, foi achado em 2019.

+ Planeta na Via Láctea do tamanho da Terra pode estar coberto de vulcões ativos

Um equipe internacional de especialistas, incluindo profissionais das universidades de Birmingham e Londres, descreveram a descoberta em um estudo publicado na Nature Astronomy publicado na última segunda-feira, 12.

Relatamos a detecção de um planeta gigante gasoso em órbita em torno de ambas as estrelas de um sistema estelar binário eclipsante", descrevem no artigo. "O sistema discutido neste artigo é apenas o segundo sistema conhecido por hospedar múltiplos planetas".