Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Planeta na Via Láctea do tamanho da Terra pode estar coberto de vulcões ativos

O planeta, de tamanho próximo ao da Terra, se encontra a cerca de 86 anos-luz; saiba mais!

Eduardo Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 18/05/2023, às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação artística do planeta tomado por vulcões a 90 anos-luz da Terra - Divulgação/NASA’s Goddard Space Flight Center/Chris Smith (KRBwyle)
Representação artística do planeta tomado por vulcões a 90 anos-luz da Terra - Divulgação/NASA’s Goddard Space Flight Center/Chris Smith (KRBwyle)

Um exoplaneta da Via Láctea, de tamanho muito próximo ao da Terra, foi localizado pela NASA orbitando uma estrela fraca e acabou servindo como uma das melhores evidências já encontradas de atividade vulcânica fora do Sistema Solar.

Segundo a CNN, as observações do exoplaneta apontam um mundo acidentado e rochoso geograficamente, constantemente influenciado e afetado por erupções vulcânicas.

Em um comunicado divulgado na última quarta-feira, 17, cientistas afirmaram que esse planeta, o terceiro orbitando sua estrela, pode ser coberto de vulcões. O exemplo mais semelhante que temos disso é a lua Io, de Júpiter, o corpo com mais atividade vulcânica em nosso Sistema Solar. Além do satélite natural jupiteriano, também podemos encontrar vulcanismo na Terra, em Vênus e em algumas outras luas do planeta gigante.

Planeta-vulcão

Os cientistas da NASA ainda não conseguiram observar a atividade vulcânica do exoplaneta diretamente. Ela foi inferida e calculada após uma análise da interação gravitacional do planeta-vulcão com o maior planeta que orbita a mesma estrela que ele. Essa atração gravitacional do corpo maior pode levar o corpo celeste a um aquecimento de seu interior, causando mais atividade vulcânica na superfície.

Esse exoplanetanão gira. Um de seus lados está sempre iluminado, enquanto o outro só existe na escuridão. O coautor do estudo que examinou o interessante corpo celeste, Björn Benneke, afirmou que, no lado com luz "é muito quente para haver água líquida, então provavelmente é muito seco e quente — provavelmente um deserto. No lado noturno, há possivelmente uma grande geleira".

Esse planeta, que pode ter uma intensa atividade vulcânica, se encontra a cerca de 86 anos-luz da Terra, uma distância de, aproximadamente, 817 trilhões de quilômetros.