Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Holocausto

O sobrevivente do Holocausto que se veste como Hitler

O artista Dov Or-Ner é uma figura conhecida no cenário israelense por se vestir como o líder nazista

Alana Sousa Publicado em 06/07/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dov Or-Ner como Hitler - Reprodução
Dov Or-Ner como Hitler - Reprodução

O artista Dov Or-Ner, hoje com 92 anos, se recorda da primeira vez que ouviu a voz de Adolf Hitler pelo rádio: o nazista estava fazendo um discurso após a ocupação da Polônia pela Alemanha - movimento que deu início a Segunda Guerra Mundial e, com ela, ao Holocausto. Logo depois, seus pais seriam levados a um campo de extermínio do qual jamais voltariam.

As milhares de pessoas que sobreviveram ao terror do Holocausto lidam com esses traumas de diversas maneiras. Dov Or-Ner pode ter encontrado a mais incomum de todas: se fantasiar de Hitler.

Começou em 2006, quando sua exposição na galeria de Tel Aviv, em Israel, intitulada Meu amigo Hitler, foi interditada por um breve tempo pela polícia. Após o caso, Or-Ner teve a ideia de criar o personagem Bud Ranrua (um anagrama de seu nome em hebraico). Se assemelhando fortemente ao visual de Hitler, ele pinta a cabeça de preto, desenha um pequeno bigode sob o nariz e dessa forma sai para o mundo.

Quanto à reação das pessoas, ele conta em entrevista ao jornal israelense Yedioth Ahronoth que o público apenas quer entender o motivo pelo qual faz isso. Mas tampouco ele sabe explicar: "É um personagem que vive comigo, e nos damos muito bem. Quando estou nesse personagem me sinto bem, 50 anos mais jovem”.

Or-Ner nunca teve uma exposição própria em museu, embora tenha feito parte das mais importantes exposições de arte israelenses dos anos 1970, representado Israel na Bienal de Paris de 1972 e na Bienal de São Paulo em 1980 e até ganhado o Prêmio Nacional de Educação em 1996. Entretanto, essa não é a parte principal de seu trabalho: “A coisa mais importante é que eu posso fazer minhas coisas, coisas que eu amo”, afirma o artista.