Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino Titan

'Continuamos esperançosos', diz contra-almirante que busca pelo submarino Titan

Guarda Costeira dos EUA deu por encerrado o prazo sobre o tempo de oxigênio disponível para o submarino Titan

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 22/06/2023, às 10h27 - Atualizado às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino Titan, que levaria tripulação aos destroços do Titanic - OceanGate
O submarino Titan, que levaria tripulação aos destroços do Titanic - OceanGate

Apesar da Guarda Costeira dos Estados Unidos terem dado por encerrado o prazo sobre o tempo de oxigênio disponível para o submarino Titan, a instituição informou que suas equipes continuam realizando "uma operação ativa de busca e resgate" para tentar encontrar o submersível

Em entrevista à Sky News, o contra-almirante John Mauger relatou que as equipes estão aproveitando ao máximo possível as condições climáticas "favoráveis" na região onde as buscas são feitas.

+ O quão profundo o submarino que foi visitar o Titanic pode estar?

"Embora estejamos cientes do tempo e tenhamos incluído muitos dados e informações na pesquisa, esta ainda é uma busca ativa e resgate neste momento", relatou. "Estamos usando o equipamento que temos na parte inferior do ROVS para expandir nossos recursos de busca".

Quando questionado se as equipes de resgate podem considerar que a situação está "acima de qualquer esperança", o contra-almirante disse que "há um tempo e um lugar para essa discussão", mas que o foco da equipe de comando unificado era "usar a capacidade que temos agora no local para localizar as pessoas e o submersível".

Continuamos esperançosos”, afirmou. 

O desaparecimento do Titan

Operado pela OceanGate Expeditions, o submarino Titan passou a se aventurar pela costa de Newfoundland, no Canadá, no último domingo, 18. A missão do submersível era visitar os destroços do RMS Titanic — naufragado em 15 de abril de 1912.

A cada 15 minutos, o submarino enviava um sinal de alerta para a estação da Polar Prince. Acontece que o último sinal emitido pelo Titan foi feito às 15h do Greenwich Mean Time (GMT), o que seria por volta do meio-dia do horário de Brasília, da última segunda-feira, 19 — cerca de uma hora e 45 minutos após iniciar sua descida até os destroços do Titanic; que estão a cerca de 700 quilômetros ao sul da cidade de St. John's, no Canadá. Desde então, iniciou-se uma busca pelo submarino.