Notícias » Cultura

Contos do ilustre autor mexicano Juan Rulfo são relançados em nova edição

“Chão em chamas” retrata a violência multifacetada, como conflito de terras e miséria

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 30/06/2021, às 13h15

Autor mexicano Juan Rulfo
Autor mexicano Juan Rulfo - Divulgação / Youtube / Dom Z

Recém-lançado no Brasil pela editora ‎José Olympio, o livro “Chão em chamas”, do escritor mexicano Juan Rulfo, apresenta grande diversidade de linguagens e registros para retratar problemáticas da sociedade, como a violência multifacetada.

Nascido em 1917, em Jalisco, no México, Juan Rulfo é considerado um dos escritores mais ilustres de língua espanhola, mesmo tendo publicado duas obras ao longo de sua vida. Em 1970, o autor foi contemplado com o Prêmio Nacional de Literatura do México e em 1983, o Prêmio Príncipe das Astúrias. 

[Colocar ALT]
Chão em chamas, de Juan Rulfo (2021) / Crédito: Divulgação / José Olympio

Já em 1991, o escritor foi homenageado com o Prêmio Juan Rulfo, que celebra grandes nomes da literatura latino-americana. Reverenciado por outros grandes nomes, como Gabriel GarcíaMárquez, Jorge Luis Borges e Susan Sontag, o autor foi traduzido, ainda, para mais de 32 idiomas.

“A leitura profunda da obra de Juan Rulfo me deu, enfim, o caminho que buscava para continuar meus livros”, disse Gabriel García Márquez.

“Chão em chamas” é considerada uma obra regionalista, marcada pela oralidade e introspecção da paisagem agreste mexicana. Além disso, apresenta importantes temas, como morte, conflito de terras, amor, sexualidade, miséria, esperanças e violência.

Diante do deserto e ao mesmo tempo das intensas chuvas, o autor apresenta a história de pessoas tomadas pela melancolia gerada por problemáticas de violência multifacetada, evidenciado os dramas particulares enfrentados por latino-americanos.

Com tradução de Eric Nepomuceno, o livro “Chão em chamas” encontra-se disponível na Amazon, em formato Kindle e capa comum.


+Saiba mais sobre as obras de Juan Rulfo disponíveis na Amazon: 

Chão em chamas, de Juan Rulfo (2021) - https://amzn.to/35ZisRU

Pedro Páramo, de Juan Rulfo (2019) - https://amzn.to/3x9yMez

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp  

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W