Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Coreia do Norte: Emissora borra calça jeans, 'símbolo do imperalismo americano'

O apresentador e jardineiro inglês, Alan Titchmarsh, teve sua calça jeans borrada digitalmente, pois a peça é proibida no país

Redação Publicado em 26/03/2024, às 19h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alan Titchmarsh e seu jeans censurado - Reprodução/Vídeo/The Guardian
Alan Titchmarsh e seu jeans censurado - Reprodução/Vídeo/The Guardian

Desde 2022, o apresentador de programa e autor de romances picantes, Alan Titchmarsh, aparece na televisão estatal norte-coreana. Entretanto, no episódio desta segunda-feira, 25, um detalhe de seu programa de jardinagem foi censurado com um borrão: sua calça jeans. 

A escolha da roupa para a série de TV da BBC, ‘Garden Secrets’, violou uma proibição imposta pelo regime norte-coreano desde os anos 1990, que considera os jeans como um símbolo do imperialismo dos EUA, explica o The Guardian. A peça foi borrada, entretanto, ainda era possível notar o tecido jeans.

Ainda de acordo com o The Guardian, cada episódio do programa tem a duração de uma hora, mas os censores da Coreia do Norte editam a duração, que cai para 15 minutos, os comentários de Titchmarsh, substituído por narradores norte-coreanos, além de adicionarem uma trilha sonora de música instrumental. 

A restrição, iniciada por Kim Jong-il, ao guarda-roupa de Titchmarsh é parte de uma iniciativa para resguardar os norte-coreanos da influência da cultura ocidental.

Apesar de seu filho, o atual líder Kim Jong-un, ter permitido que sua comitiva utilizasse vans Ford Transit e demonstrado interesse pelo basquete da NBA, alerta contra a proliferação da “cultura burguesa” e “comportamento antissocialista” prejudiquem a Coreia do Norte.

Restrições

Em 2022, a rádio Free Ásia, uma emissora financiada pelo governo dos EUA, relatou que o regime norte-coreano estava reprimindo a moda e os penteados considerados “capitalistas”, proibindo o uso de jeans skinny, camisetas estampadas com palavras estrangeiras e cabelos tingidos ou longos.

Segundo uma fonte não identificada dentro da Coreia do Norte entrevistada pela emissora, essa repressão “tem como alvo principalmente mulheres na faixa dos 20 e 30 anos. Se alguém for pego se vestindo contra as normas, é obrigado a esperar na beira da estrada até que as patrulhas terminem sua inspeção naquela área.”. 

É importante ressaltar que a proibição do uso de jeans não se aplica aos turistas ocidentais, que têm permissão para se vestir como desejarem ao visitar o país.