Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Coreia do Norte exibe quantidade recorde de mísseis em desfile

O evento, que comemorava uma data nacional importante, contou com a presença do próprio Kim Jong-un

Redação Publicado em 09/02/2023, às 10h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostrando parada militar - Divulgação/YouTube/Arirang News
Imagem mostrando parada militar - Divulgação/YouTube/Arirang News

Na última quarta-feira, 8, à noite, um desfile militar atravessou Pyongyang, a capital da Coreia do Norte. A demonstração de poderio bélico surpreendeu por trazer o maior número de mísseis já exibido pelo Exército norte-coreano. 

O evento foi realizado em ocasião do aniversário de 75 anos da criação das Forças Armadas da nação, tendo sido caracterizado não apenas pela marcha de soldados e exibição da artilharia, mas também por fogos de artifício. 

O líder do país, Kim Jong-un, também esteve presente na comemoração, que terminou com um banquete. Ele estava acompanhado da esposa e da filha de 9 anos, Ju Ae, que especialistas especulam ser a sucessora que o homem escolheu para substituí-lo no futuro, conforme informado pela CNN.

Ju Ae na parada militar / Crédito: Divulgação/ Youtube/ Arirang News

Recorde de armamentos 

O desfile foi marcado ainda pela exibição de nada menos que dez Hwasong-17, mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) também conhecidos por serem os maiores itens de artilharia já produzidos pela Coreia do Norte. 

Ankit Panda, pesquisador da área de armas nucleares, falou a respeito do evento em entrevista à AFP: 

Eles mostraram mais ICBM no desfile do que haviam exibido antes, consistente com a diretriz de longa data de Kim Jong-un sobre a produção em larga escala de armas nucleares e sistemas de lançamento", disse ele. 

O profissional ainda alertou que o sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos teria sido planejado com um nível de ameaça menor em mente, podendo não estar atualmente preparado para o aumento do poderio inimigo.