Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Criatura marinha em decomposição é encontrada e intriga profissionais

Descoberta foi feita por exploradora em praia do Reino Unido: "Nenhuma cabeça ou cauda eram óbvias. O cheiro era muito forte", descreveu

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 16/01/2024, às 12h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Criatura marinha misteriosa em decomposição encontrada no Reino Unido - Caroline Pindar
Criatura marinha misteriosa em decomposição encontrada no Reino Unido - Caroline Pindar

Uma descoberta em uma praia em Yorkshire, no Reino Unido, deixou moradores locais e especialistas perplexos. Afinal, restos mortais de uma 'besta marinha sem rosto' foram encontrados nas piscinas naturais em Hayburn Wyke.

"O local é remoto com acesso apenas a pé", relatou Caroline Pindar, responsável pelo achado. "Houve uma forte tempestade e havia muita espuma entre as rochas onde a maré havia recuado. À distância, questionei se os restos seriam espuma ou detritos de pesca — há muito deste tipo de poluição por aqui".

"Mas quando cheguei mais perto, era obviamente grande demais", continuou. "Os restos mortais estavam muito decompostos, com ossos projetando-se através da pele e montes de gordura de um lado".

Criatura marinha misteriosa em decomposição encontrada no Reino Unido / Crédito: Caroline Pindar

A forma como estava curvado fazia parecer que os ossos expostos eram presas, como se fossem presas de uma morsa", descreveu o cenário de sua descoberta. "Nenhuma cabeça ou cauda eram óbvias. O cheiro era muito forte".

Pindar estima que a criatura misteriosa tinha cerca de 5 metros de comprimento. Nas fotos, a espécie desconhecida está sem rosto e coberta por uma pele branca manchada como uma textura pegajosa; além dos ossos surgindo de diversos lugares. Mas o que seria?

+ Pescador australiano encontra criatura estranha: 'Nunca vi nada parecido'

Besta marinha sem rosto

Em busca de respostas, Caroline Pindar compartilhou as fotos de seu achado em um grupo especializado em vida marinha. Entretanto, não houve um consenso entre os especialistas sobre qual seria o animal que ela havia encontrado. 

Criatura marinha misteriosa em decomposição encontrada no Reino Unido / Crédito: Caroline Pindar

"Eles parecem presas, então meu palpite é uma morsa", disse um deles, conforme repercutido pelo Daily Mail. "Baleia-de-minke para mim, esses são os ossos da barbatana peitoral esquerda", teorizou outro. 

Profissionais também sugeriram que a criatura poderia ser uma espécie de foca ou até mesmo um tipo enorme de golfinho. Até mesmo especialistas do Programa de Investigação de Encalhes de Cetáceos do Reino Unido não conseguiram uma confirmação contundente. 

"Este é um pouco mais difícil", reconheceu Rob Deaville, gerente de projeto do programa. "Parecem restos apodrecidos de um cetáceo maior — acho que posso ver restos de pregas na garganta em uma das imagens".

"Dado o tamanho e a pessoa ao fundo como escala, talvez eu me inclinasse para algo como uma baleia-de-minke. Mas, para ser honesto, é difícil dizer, dada a decomposição", prosseguiu. "Talvez eu a chamasse de baleia de barbatanas não identificada ou de identidade indeterminada?".

Experiente exploradora, Caroline disse que a descoberta é diferente de tudo que ela já tinha visto. "Eu já tinha visto botos mortos em vários estados de decomposição por aqui, e vi/senti o cheiro de uma baleia em decomposição na água em Orkney, mas nada como isso".

Meu sentimento avassalador foi a tristeza pela morte de um animal", finalizou.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!