Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro I

Custos do translado do coração de Dom Pedro I não foram revelados

O coração de Dom Pedro I chegou no Brasil nesta segunda-feira, 22

Redação Publicado em 22/08/2022, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coração de Dom Pedro I - Reprodução/Vídeo/Youtube
Coração de Dom Pedro I - Reprodução/Vídeo/Youtube

No momento histórico em que chegamos à marca de 200 anos da Independência do Brasil, recebemos um artefato que causou muita polêmica desde o anúncio da sua chegada, trata-se do coração de Dom Pedro I.

O coração do primeiro imperador do Brasil chegou na manhã desta segunda-feira, 22 na Base Aérea de Brasília, um fato curioso é que desde a morte de Dom Pedro I, em 1834, essa é a primeira vez que o coração está saindo de Portugal.

A viagem foi feita através de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e todos os custos foram bancados pelo Brasil, após pousar na base aérea o coração está sendo exposto no Palácio do Itamaraty.

Conforme divulgado pela CNN Brasil, o atual chefe cerimonial do Itamaraty, Alan Séllos, informou à imprensa que a chegada do coração de Dom Pedro I será tratado como se estivesse "vivo entre nós."

Custos

O Brasil vai ficar responsável pelas despesas da viagem. Na entrevista realizada neste domingo, 21, os diplomatas brasileiros não divulgaram o valor total da operação para trazer o coração do Imperador. Porém, Alan de Séllos informou que é um custo “absolutamente ínfimos” em relação ao que a data representa ao país.

Trata-se de um valor intangível. A importância eu diria que é transcendental. Não é todo dia que se tem a ocasião de comemorar 200 anos de história de um Estado independente”, declarou.

Cerimônia

A cerimônia para a realização das solenidades oficiais está marcada para ocorrer nesta terça-feira, 23. O órgão será acompanhado por integrantes dos Dragões da Independência, terá que passar por uma revista de proteção e subirá para o Palácio do Planalto.

Fora isso, o Hino Nacional e o da Independência serão tocados no momento da cerimônia, ambos os hinos foram produzidos por Dom Pedro I.

Vale ressaltar, que no momento da cerimônia as pessoas não vão poder ver o coração, ele será carregado em um recipiente de cerca de 9Kg pelo chefe de polícia da cidade do Porto, em Portugal até o Palácio do Planalto. O presidente da república, Jair Bolsonaro, fará uma saudação no momento em que o coração chegar no Planalto.

Exposição

Assim que acabar a solenidade no Planalto, o coração vai voltar ao Itamaraty e será o principal item da exposição que será aberta nos próximos dias. O coração vai ficar em uma vitrine especial que foi preparada pelos portugueses na exposição.

Será realizada uma solenidade no Itamaraty antes da abertura da exposição, para que os diplomatas no Brasil, parlamentares e outras autoridades possam visitar o órgão do imperador. Os herdeiros da família de Dom Pedro I também foram convidados.

A exposição será dividida da seguinte forma: Nos dias da semana ela ficará aberta para os estudantes, principalmente da rede de ensino do Distrito Federal e aos fins de semana, ela será aberta ao público geral.

As instruções para realizar uma vista na exposição será divulgado no portal do Itamaraty, vale lembrar que vai ser necessário agendamento prévio. O coração deve voltar para cidade de Porto, em Portugal no dia 8 de setembro.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.